Quem precisou nos últimos dias emitir alvará para a construção civil, além de acompanhar o andamento do processo na administração municipal, percebeu a mudança e agilidade no serviço oferecido pela Prefeitura de Teresina. É que na última quarta-feira (29), o prefeito Silvio Mendes, anunciou a emissão de alvará de construções com até 750 metros quadrados no prazo de 24 horas.
A ação traz mais comodidade ao cidadão teresinense, que sem sair de casa, libera rapidamente o registro devido a um processo simplificado, online e autodeclaratório.
O engenheiro civil, Jerônimo Neto fez todo o processo de expedição do alvará e aprovou a agilidade com que o documento foi emitido destacando a redução da burocracia. “Estamos vivenciando um novo momento para o desenvolvimento urbano de Teresina e o caminho é esse: menos burocracia, mais eficiência e mais oportunidades para todos”.
Jerônimo também analisou que com a desburocratização do serviço, a cidade poderá impulsionar a criação de empregos, gerar renda para o teresinense e diminuir a ilegalidade devido à demora na requisição do documento. “Esse procedimento vai destravar a construção civil e, os processos sendo melhorados, terão mais eficiência ajudando a cidade com a geração de empregos e renda. Vai ajudar ainda a diminuir a ilegalidade, pois muitas pessoas não têm paciência para esperar um alvará pela burocracia que existia e acabava construindo suas obras sem a legalização”, diz o engenheiro.
A prefeitura de Teresina com a medida anunciada se coloca de forma positiva e aberta a qualquer inovação que possa gerar modernização para a gestão pública e proporcionar transparência nos seus serviços. Engenheiros, arquitetos e técnicos que dependem dos serviços públicos para execução de obras já podem liberar os alvarás de construção pelo computador ou celular gerando mais agilidade e aumentando a eficiência na liberação do documento.
De acordo com o prefeito, Teresina tem exemplos de diversas pessoas que quiseram fazer investimentos na cidade e não conseguiram. Desse modo, agilizar a liberação dos alvarás contribuirá para acelerar esse desenvolvimento. “A liberação dos alvarás será autodeclaratória, naturalmente a prefeitura vai acompanhar a fiscalização. Os imóveis de até 750 metros quadrados de área construída serão liberados rapidamente, em poucas horas. Precisamos fazer uma coisa que seja boa para cidade e para todos nós, liberar de forma rápida o alvará de construção”, declarou o gestor.
O prefeito destacou ainda que a capital possui déficit e essa liberação vai dar celeridade ao setor da construção civil. “Teresina tem um déficit habitacional de 40 mil moradias e é preciso agilizar porque tem gente que não tem teto. Assim, vamos gerar emprego, gerar renda, atender quem não tem e fazer justiça social”, ponderou o chefe do Palácio da Cidade.
Fonte: PMT