GeralMunicipiosPolítica

Governo do Estado recebe demandas do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu em Miguel Alves

Atualmente exitem mais de 10 mil mulheres quebradeiras de coco no estado do Piauí.

Com o objetivo de tratar das demandas do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) junto a órgãos do Governo do Estado, o diretor de Relações Sindicais da Secretaria de Relações Sociais (Seres), Josivaldo Martins, e a assessora técnica do órgão, Ana Lúcia Gonçalves, estiveram, nessa terça-feira (7), no município de Miguel Alves.

A reunião foi realizado na comunidade sede da Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco, Riacho do Conrado. O encontro contou com a presença de representantes do MIQCB, Associação de Mulheres e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), órgão que recebeu demandas importantes do movimento.

“Estamos muito contentes com a presença do governo aqui em nossa associação. Durante a reunião, solicitamos equipamentos de trabalho que foram furtados de nossa associação, como balança, forrageira, máquina seladora, além disso também solicitamos ajuda para resolver o problema de nossa energia. Atualmente temos duas casas de produção aqui em Miguel Alves e precisamos de energia para fazer nossa produção. Aqui produzimos artesanato, azeite, óleo e farinha de babaçu, entre outros produtos. Esperamos que nossas solicitações sejam atendidas, para que possamos continuar com nossa produção”, destacou Maria Lúcia, presidente da Associação de Mulheres.

WhatsApp Image 2025-01-07 at 14.08.19.jpeg

Ações e políticas de combate ao desmatamento de áreas de babaçu também foram pautas da reunião. Para Helena Gomes, diretora da Cooperativa (CIMQCB) e Associação de Mulheres Trabalhadoras do Coco Babaçu da Micro Região do Baixo Parnaíba Piauiense, esse momento é muito importante para essas trabalhadoras.

“Estamos entrando 2025 com o pé direito, fazendo nosso planejamento, e receber a Seres e a Semarh aqui para discutir sobre nosso trabalho e nossos territórios, é muito valioso, isso soma e nos fortalece. Atualmente temos mais de 10 mil mulheres quebradeiras de coco no estado do Piauí e sabemos das dificuldades de todas. As quebradeiras precisam ter mas acesso às políticas sociais e por isso estamos dialogando com o governo,  para garantir e contribuir com o bem-viver das famílias de comunidades rurais”. comentou a representante.

WhatsApp Image 2025-01-07 at 21.37.45.jpeg
 
Helena Gomes também é presidente da  Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (CIMQCB), uma organização de grupos produtivos comunitários formados por mulheres que coletam e processam o coco babaçu.

O diretor de Relações Sindicais da Seres destacou os principais encaminhamentos da reunião. “O Governo do Estado está cada vez mais se aproximado dos movimentos sociais, por meio da Secretaria de Relações Sociais. Saímos da reunião com o compromisso de acompanhar essas demandas do movimento. Também ouvimos falas que direcionam não só para a solução de problemas, mas também no sentido de reconhecer avanços em pautas já atendidas pelo governo”, destacou Josivaldo Martins.

Fonte: Seres

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo