GeralmanchetesNacionaisPolítica

Lula aparece ao lado de Gabriel Galípolo e destaca prioridades econômicas

Discurso do presidente fez dólar apresentar leve recuo, e os juros também tiveram queda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou, nesta sexta-feira (20), um vídeo oficial ao lado do novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Na gravação, Lula reforçou o compromisso do governo com a estabilidade econômica e o combate à inflação, destacando a relevância desses pilares para proteger o poder de compra das famílias brasileiras.

“Nós estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil. Esse jovem chamado Galípolo está assumindo a presidência do Banco Central”, anunciou Lula no vídeo.

O presidente reiterou a importância de medidas para garantir a estabilidade econômica: “Queria dizer para o Galípolo que seguimos mais convictos que nunca de que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra das famílias brasileiras”.

A declaração foi publicada nas redes sociais da Presidência da República e gerou repercussão imediata no mercado financeiro. O dólar apresentou leve recuo e os juros também tiveram queda logo após o anúncio. No vídeo, Lula também mencionou o pacote fiscal recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e que aguarda votação no Senado.

“Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas. O Brasil é guiado por instituições fortes, independentes, que trabalham em harmonia para avançar com responsabilidade”, enfatizou o presidente.

Lula ainda fez questão de destacar a confiança depositada em Galípolo e reforçou a autonomia do Banco Central, ao mesmo tempo em que sublinhou a aproximação entre o governo e a entidade.

“Eu quero que você saiba que está aqui por uma relação de confiança minha e de toda a equipe do governo. Quero te dizer que você será o mais importante presidente do BC que esse país já teve porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o BC já teve. Pela tua qualidade profissional, experiência de vida e compromisso com o povo brasileiro, certamente, você vai dar uma lição de como se governa o BC com verdadeira autonomia”, declarou Lula, desejando boa sorte ao novo presidente do Banco Central.

Comentários de participantes da reunão sublinharam que Lula tentou estancar o estresse com relação ao mercado financeiro, embora se incomode com os juros altos, num momento em o Brasil contabiliza números positivos, mas não criticou o Banco Central.

O vídeo contou ainda com a presença de membros importantes do governo, como os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Casa Civil, Rui Costa; e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A movimentação sinaliza o alinhamento entre o Executivo e as instituições econômicas do país.

IA – Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo