GeralInternacionaisPolítica

Donald Trump critica ataques dos EUA contra a Rússia e propõe negociação de cessar-fogo

Trump declarou que pretende usar a ajuda militar estadunidense como ferramenta de pressão para alcançar um cessar-fogo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou-se contrário à recente decisão do governo Biden de autorizar ataques ucranianos com missões de longo alcance contra o território russo. Em entrevista à Time , Trump classificou a medida como uma “escalada séria” e uma “decisão estúpida”, afirmando que esses ataques alimentam o conflito e o tornam mais perigoso.

Trump declarou que pretende usar a ajuda militar estadunidense como ferramenta de pressão para alcançar um cessar-fogo, diminuindo que sua abordagem como o presidente buscará um acordo negociado.

O contexto da declaração envolve ataques ucranianos em novembro, realizados com missões de longo alcance transmitidas pelos EUA e aliados, em regiões russas como Bryansk e Kursk. Em resposta, a Rússia utilizou novos armamentos contra a Ucrânia, incluindo o míssil experimental Oreshnik.

Enquanto isso, o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, pediu um aumento significativo nos gastos com defesa entre os países aliados, argumentando que a Rússia está se preparando para um confronto prolongado. Rutte destacou a necessidade de uma “mentalidade de tempo de guerra” para evitar uma grande guerra no território da aliança ocidental.

Imagem: Reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo