O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), firmou um acordo com a Águas de Teresina, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital. A decisão foi tomada após uma reunião com representantes da empresa e da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Piauí (Arsete), realizada nesta quinta-feira (12).
O principal ponto do acordo é a garantia de reparos na pavimentação das vias públicas afetadas pelas obras de implantação da rede coletora de esgoto. Segundo o prefeito eleito, dez grupos serão formados para vistoriar as obras e corrigir recalques na pavimentação, assegurando maior qualidade e segurança para a população.
“Tratamos aqui, de maneira amistosa, de todos os reparos que serão feitos pela Águas de Teresina. Daqui para frente, toda vala que for feita, será apresentada à Prefeitura, para que possamos conferir que os serviços sejam bem feitos e bem executados para que não se estrague a cidade”, destacou Silvio Mendes.
A diretora-presidente da Águas de Teresina, Carolina Serafim, reforçou o compromisso da concessionária em melhorar os serviços prestados à população. “Estamos aqui reforçando o nosso compromisso para revisitar nossas obras, trazendo cada vez mais um serviço de melhor qualidade para a população de Teresina. Lembrando que nós estamos com 60% de esgoto disponível para a população e juntos vamos fazer uma Teresina cada vez melhor, cada vez mais verde”, afirmou.
Devolução de valores cobrados indevidamente
Em entrevista recente, Silvio Mendes também anunciou que vai cobrar da Águas de Teresina a devolução de valores pagos indevidamente pelos consumidores da capital pelo serviço de ligação de esgoto. De acordo com levantamento da Arsete, mais de R$ 500 milhões foram cobrados de forma irregular pela concessionária.
“Por lei, é proibido cobrar a ligação da rede numa residência quando a distância é menor do que 15 metros. A maioria da população não sabe e a Águas de Teresina está cobrando de todos”, explicou o prefeito eleito.
Críticas e melhorias na fiscalização
Silvio Mendes também criticou a falta de fiscalização sobre as obras de expansão e os reparos realizados nas ruas, que têm gerado transtornos para os moradores. “Imagino que a empresa contrate o serviço, mas não fiscaliza. Quem deve fazer isso é a agência reguladora e a própria prefeitura. Isso não está sendo feito, e por isso estamos enfrentando esses problemas”, afirmou.
O prefeito eleito garantiu que novas discussões serão realizadas para melhorar as ligações com a rede de esgoto em trechos críticos da cidade, com foco em soluções sustentáveis e que beneficiem principalmente os moradores da zona rural.
Com o acordo, a expectativa é de que as melhorias nos serviços de saneamento e infraestrutura proporcionem mais qualidade de vida e desenvolvimento para os moradores de Teresina.
Imagem: Reprodução