DestaquesGeralNacionaisPolítica

Governador Tarcísio de Freitas repudia ações violentas de policiais militares e promete medidas rigorosas

"Agentes que atiram pelas costas ou jogam pessoas de pontes não estão à altura de vestir a farda da PM", disse o governador

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, condenou ações violentas de policiais militares em recentes episódios no estado. Ele afirmou que agentes que “atiram pelas costas” ou “jogam pessoas de pontes” não estão à altura de vestir a farda da PM.

As declarações vieram após dois casos graves: o assassinato de Gabriel Renan da Silva Soares, de 26 anos, executado a tiros pelas costas após furtar produtos de um mercado; e o caso de um homem arremessado de uma ponte por um PM durante uma abordagem. Ambos os episódios foram registrados em vídeo, provocando ampla repercussão.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, determinou o afastamento imediato dos policiais envolvidos, que agora cumprem funções administrativas enquanto as investigações prosseguem. O caso do jovem executado é investigado pelo DHPP, e o policial que o matou alegou legítima defesa, embora imagens contestem essa versão.

O aumento das mortes causadas por policiais na gestão Tarcísio preocupa. Dados apontam um crescimento de 46% em 2024, com operações letais na Baixada Santista sendo destaque negativo.

O governador reforçou que a PM deve priorizar o profissionalismo e garantiu que ações serão tomadas para evitar que episódios semelhantes se repitam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo