Adapi realiza estudo soroepidemiológico em unidades de sanidade animal e vegetal de Bertolínia e Santa Cruz do Piauí
Na Usav de Bertolínia, foram realizadas 78 coletas de sangue
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) concluiu mais uma etapa do estudo soroepidemiológico nas Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) dos municípios de Bertolínia e Santa Cruz do Piauí. A ação faz parte do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), que visa monitorar e erradicar essas doenças em rebanhos bovinos.
Na Usav de Bertolínia, foram realizadas 78 coletas de sangue para exame de brucelose e 102 tuberculinizações para diagnóstico da tuberculose, em nove propriedades distribuídas pelos seis municípios sob sua jurisdição: Bertolínia, Sebastião Leal, Canavieira, Manoel Emídio, Colônia do Gurguéia e Eliseu Martins.
Em Santa Cruz do Piauí, foram coletadas 46 amostras para exame de brucelose e realizadas 57 tuberculinizações em seis propriedades, abrangendo os municípios de Dom Expedito Lopes, Paquetá, Wall Ferraz, Santo Inácio do Piauí, Floresta do Piauí e Santa Cruz do Piauí.
A Adapi, com a coordenação do PECEBT, agradeceu o empenho dos criadores que disponibilizaram as propriedades e rebanhos para a realização dos estudos, bem como aos técnicos da agência pelo trabalho de excelência.
O estudo prossegue e a previsão é que as coletas de amostras para diagnóstico de brucelose e os testes de tuberculose sejam concluídos até o fim do primeiro semestre de 2025.
Fonte: Adapi