GeralLocalmanchetesPolítica

Rafael Fonteles afirma: todas escolas estaduais do Piauí serão em tempo integral a partir de 2025

Governador diz que a velocidade das reformas nas unidades escolares vai permitir Piauí alcançar a meta para o próximo ano

Durante entrega da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Áurea Freire, nesta terça-feira (29), na zona sul de Teresina, o governador Rafael Fonteles destacou que a reforma das escolas estaduais, adaptadas para o ensino integral, está sendo bem rápida e garantiu que no próximo ano 100% das escolas da rede estadual serão na modalidade tempo integral, como forma de transformar a educação do estado na melhor do Brasil.

“A realização dessa meta de governo está ocorrendo numa velocidade muito elevada. Todas as escolas de ensino médio do estado do Piauí, que são 502 escolas, terão esse padrão de qualidade que vocês estão vendo aqui no Centro de Ensino de Tempo Integral Áurea Freire”, afirmou.

Rafael explicou que para oferecer tempo integral de qualidade, as escolas precisam de uma infraestrutura física e tecnológica muito melhor. E é isso que está sendo feito nas unidades escolares. “Esses investimentos robustos em cada uma dessas unidades vão permitir um modelo pedagógico em que alunos chegam às 7h, saindo às 17h, combinado com a educação profissional e técnica para todos esses alunos de ensino médio”, frisou.

Inauguração da reforma do Centro Estadual de Tempo Integral Professora Áurea Freire-Gabriel Paulino10.jpg

Inauguração

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta terça-feira (29), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Áurea Freire, no bairro Saci, zona sul de Teresina. O colégio tem hoje mais de 300 alunos matriculados e passará a oferecer o ensino de tempo integral a partir de 2025.

O investimento foi de mais de R$ 2,8 milhões nas obras e na aquisição de materiais e novos equipamentos, preparando a unidade para a modalidade de tempo integral no próximo ano. “Isso requer, portanto, uma infraestrutura física e tecnológica muito melhor, garantindo condições para que os alunos aprendam mais e os professores e servidores em geral possam trabalhar melhor”, destaca o governador Rafael Fonteles.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que o investimento faz parte do programa Moderniza Seduc, que objetiva oferecer aos estudantes as condições adequadas para o ensino de tempo integral. “Estamos com um volume grande de reformas em todo o Piauí, são mais de 300 escolas atualmente sendo reformadas, só em Teresina são mais de 60 escolas em reforma, ampliação e climatização”, disse o gestor.

Atualmente, o Ceti Professora Áurea Freire possui 324 alunos do ensino fundamental maior, ensino médio (1ª e 2º ano), educação de jovens e adultos (EJA) normal e EJA Tech.

Com a reforma, a escola ganhou espaços modernos e climatizados, novas salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de ciências, quadra poliesportiva, vestiários, refeitório, Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltada para alunos especiais, além de Sala de Mediação Tecnológica.

Educação profissional e técnica

A partir de 2025, o Ceti terá também cursos na área de tecnologia, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos, marketing digital, além da disciplina de inteligência artificial, de empreendedorismo, em parceria com a melhor universidade do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo