O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou, nesta manhã de quarta-feira (23), as obras que estão em andamento através do Viver+Teresina, programa de investimentos com foco na adaptação da cidade aos efeitos da emergência climática, que contemplam os bairros Nova Brasília e São Joaquim, zona Norte.
Para Dr. Pessoa, o projeto é bastante ousado para ser concluído em 04 anos. “O que eu vejo, o que fizeram em tantos anos, nós fizemos em 04 anos, vocês viram de 2021 quando assumimos, alguém ficar mais alagado aqui? Não. Porque nós colocamos as bombas de drenagem para funcionar, fomos trabalhando junto com a justiça, hoje todas essas pessoas que morarão aqui, estarão com moradia própria, sem pagar um centavo, um dos locais que deslocamos algumas pessoas em situação de vulnerabilidade quando chovia ficavam na lama, para o Residencial Leonel Brizola, mais o objetivo social ampliado vai desde da educação, desde o esporte e lazer”, destacou.
A Lagoa da Piçarreira e Lagoa do São Joaquim, localizada na zona norte, serão urbanizadas com a construção de uma quadra poliesportiva com cobertura, quadra de areia e playground para as crianças. Já foi feita a drenagem na área. A obra tem orçamento previsto entre R$ 5 e 6 milhões.
De acordo com o diretor-geral do Viver+ Teresina, Bruno Quaresma, essa é mais uma obra sendo implementada na gestão de Dr. Pessoa. “Já entregamos duas outras completas na gestão. Essa aqui é a nossa cereja do bolo, é uma obra muito importante. A Lagoa do São Joaquim é uma lagoa que recebe água das outras lagoas e joga para Oleiros. Então quando chove internamente dentro da cidade, ela é como se fosse um meio de drenagem para jogar para fora por Rio Parnaíba. E aqui a gente pensou em grandes inovações sociais, esportivas para a população”
Segundo Bruno Quaresma, foi realizada uma estimulativa com todo mundo que mora em torno da lagoa. “Todos os equipamentos que estão aqui foram validados pela população. Aqui onde nós estamos pisando vai ser um centro de atletismo. Então no Norte tem aí grandes atletas. Então eles pediram um centro de treinamento de atletismo, que será bem aqui nesse local. Trabalhamos também com a primeira infância, fizemos brinquedos e equipamentos para a primeira infância. E o nosso objetivo aqui é trabalhar o mais rápido, focado para tentar entregar o máximo possível na gestão do Dr. Pessoa, que foi realmente uma cobrança que ele fez a nós, a entrega dessas obras que ficaram pendentes da época do Lagoas do Norte”, concluiu diretor-geral do Viver+ Teresina.
Fonte: Semcom