Estudantes de escola estadual em Palmeira do Piauí desenvolvem sites que beneficiam a comunidade escolar
A atividade faz parte do curso de Desenvolvimento de Sistemas ofertado pelo projeto Seduc TEC.
Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Martin Pinheiro, em Palmeira do Piauí, estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Como parte de uma atividade do curso, dois grupos de estudantes criaram sites que atendem diretamente às demandas da comunidade escolar.
Um dos projetos desenvolvidos foi um site com o cardápio semanal da escola e o horário das aulas, facilitando o acesso à informação para alunos e colaboradores. O outro projeto permitiu a criação de uma página na internet para a biblioteca da escola, possibilitando que os alunos consultem e leiam livros disponíveis diretamente de suas casas.
A implementação do curso de Desenvolvimento de Sistemas faz parte do projeto Seduc Tec, um dos pilares do Acelera Seduc, que busca ampliar a oferta de cursos técnicos e tecnológicos no modelo de educação em tempo integral. A iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc) busca conectar os jovens com o mundo do trabalho, especialmente em áreas com alta demanda no mercado, como a tecnologia.
Para a estudante Teresa Ágata, o projeto foi mais do que apenas uma atividade acadêmica. “Foi uma experiência incrível, abriu nossa mente para novas possibilidades tecnológicas e nos incentivou a criar mais projetos. Nunca pensei que eu fosse capaz de desenvolver um site, mas com o apoio do nosso professor, tudo isso se tornou realidade”, afirmou a estudante, que participou da criação do site do cardápio escolar.
Lara Silva, outra aluna envolvida no projeto, também destacou a importância do aprendizado prático. “Criar um site é uma experiência necessária para quem quer seguir na área da tecnologia da informação. Ver o design funcionando no final do projeto foi muito gratificante”, disse a jovem.
O professor Ederson Teles, responsável pela orientação dos alunos, explica que os sites foram desenvolvidos usando linguagens de programação simples, como HTML, para estruturar o conteúdo, CSS para estilizar e JavaScrip para interatividade básica.
“Essa atividade permitiu aos alunos aplicarem conceitos fundamentais de desenvolvimento web e, ao mesmo tempo, proporcionou uma solução útil para a escola, reforçando a interação prática entre o aprendizado e as necessidades do cotidiano”, disse.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto positivo da educação em tempo integral associada à oferta de cursos técnicos. “Esse modelo fortalece a aprendizagem e melhora os índices sociais e econômicos, além de preparar nossos jovens para o ensino superior e o mundo do trabalho”, finalizou.
Fonte: Seduc