DestaquesGeralMunicipiosPolítica

Estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral Leopoldo Pacheco, em Campo Maior, participam do I Sarau Cultural Vozes do Modernismo

Os alunos exploraram a criatividade para retratar as obras literárias

Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Obras clássicas da cultura brasileira serviram como tema da primeira edição do “Sarau Cultural Vozes do Modernismo”, que reuniu estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Leopoldo Pacheco, em Campo Maior, na última quarta-feira (9).

O encerramento das atividades trabalhadas em sala de aula envolveu 31 estudantes da 3ª série do Ensino Médio regular e da 1ª série do Ensino Médio de Tempo Integral – Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

Na primeira parte do Sarau Vozes do Modernismo, os estudantes foram incentivados a trabalharem suas percepções pessoais sobre as histórias clássicas da literatura brasileira, como explica a coordenadora do evento, a professora Eliete Veras.

“A ideia do sarau foi incentivar os estudantes a analisarem as produções literárias dos autores do movimento modernista com leituras aprofundadas de textos, seguida de discussões em grupo e produção de resenhas críticas. O resultado deste trabalho são sínteses da intertextualidade com letras de músicas, cartas abertas, filmes, poemas e livros”, afirmou a professora.

image.png

Esta nova interpretação dos textos sobre o Modernismo no Brasil foi compartilhada com a escola por meio da roda de conversa, dramatização dos textos, apresentações de danças e exposições dos objetos criados pelos estudantes.

Os alunos exploraram a criatividade para retratar as obras literárias ao combinar poesia com elementos visuais, como Maria Clara, aluna da 3ª série do Ensino Médio, que falou da sua experiência no projeto.

image.png

“Adorei a iniciativa da professora Eliete para trabalhar a arte e a literatura conosco na sala de aula. Foi algo muito bom para enaltecer os talentos que foram descobertos e tendo o público de fora. O Sarau foi uma forma maravilhosa de aprender os conteúdos, pois consegui desenvolver uma crítica aos relacionamentos abusivos no meu poema-objeto, ‘Um buquê de dores’, relacionado ao tema”, contou a aluna.

image.png

Participando ativamente das atividades do Sarau, a aluna da 2ª série, Maria Joana, entendeu como a poesia pode refletir a crítica social. “O Sarau foi uma proposta interessante para termos mais conhecimentos sobre o Modernismo. Tivemos apresentações com os estudantes sendo protagonistas na criação das peças, decoração e organização e até declamei o poema ‘O Bicho’, de Manuel Bandeira, que é uma poesia sobre muitas realidades”, avaliou a estudante.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo