ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou, nesta quinta-feira (08.08), resultados positivos obtidos no combate à fome e à pobreza pela Pasta desde janeiro de 2023. As afirmações foram feitas após reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
“Tiramos 24,4 milhões de pessoas da fome, reduzimos para o mais baixo nível a pobreza e a desigualdade”, lembrou Wellington Dias. “Na área econômica, a previsão é crescimento do PIB em torno de 3%, com geração de emprego e renda, o que é importante para os mais vulneráveis. Seguindo esse caminho, há grande possibilidade de tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026”, adiantou.
Durante o encontro, os ministros fizeram um balanço das ações de cada Pasta com resultados e próximos passos a serem seguidos. “São animadores os dados apresentados, tanto no social, quanto no econômico, quanto no ambiental e no internacional”, disse.
Mudança de vida
O presidente Lula afirmou querer terminar o mandato com a certeza de ter gerado mudanças significativas na vida das pessoas, especialmente nas camadas mais vulneráveis da sociedade.
“Eu fico sempre imaginando quantos degraus na escala social o povo pobre vai subir, porque é isso que conta, é saber se conseguiu valorizar aquelas pessoas que sempre foram esquecidas, que nunca tiveram vez, que não tiveram voz, que muitas vezes não têm nem sequer condição de se organizar. É para essa gente, de forma prioritária, que tem que estar o nosso olhar”, enfatizou Lula.
A reunião no Palácio do Planalto contou com a presença de líderes do governo no Congresso, no Senado, na Câmara, além de dirigentes do Banco da Amazônia, do BNDES, do Banco do Brasil, dos Correios, do Banco do Nordeste, da Petrobras e do IBGE.
Assessoria de Comunicação – MDS – Imagem: Ricardo Stuckert