GeralInternacionaisPolítica

Protestos eclodem na Venezuela após Maduro declarar vitória

Protestos eclodiram na Venezuela nesta segunda-feira (29/07), depois de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), um órgão fortemente controlado pelo regime, ter declarado o presidente, Nicolás Maduro, vencedor na eleição de domingo. Em todo o país, foram registrados confrontos violentos entre manifestantes e forças de segurança, com relatos de pelo menos uma morte em conexão com as manifestações. Mais protestos foram convocados para esta terça-feira.

A oposição contesta o resultado, afirmando que uma contagem realizada a partir de atas de votação disponibilizadas aos fiscais de seu grupo político (cerca de 40% do total), sinalizaram que o candidato opositor, Edmundo González Urrutia, caminhava para receber 70% dos votos. A desconfiança em relação ao resultado anunciado pelo CNE também foi exacerbada pela ausência de divulgação de todas as atas da eleição.

Nesta terça-feira, a Organização dos Estados Americanos (OEA) denunciou que as eleições na Venezuela sofreram “a mais aberrante manipulação”.

Veja aqui reportagem completa da DW Brasil

Imagem: X

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo