Semec apresenta metodologia de ensino à Secretaria Municipal de Educação de Esperantina
Nesta segunda-feira (24), o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria de Educação de Esperantina, cidade que fica a 186km de distância de Teresina, visitaram os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Noronha Filho e Cecília Meireles.
O objetivo dos encontros foi apresentar a metodologia de ensino e aprendizado aplicada nas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina, bem como explicar a estrutura e funcionamento dos CMEIs, das turmas de Berçários e dos chuveiródromos. A equipe da Secretaria de Educação de Esperantina era composta pela coordenadora de Educação Infantil, Jardênia Maria, gestores de escolas e dois engenheiros.
“Esse encontro foi excelente e tivemos a oportunidade de dialogar sobre as atividades pedagógicas e as metodologias desenvolvidas da Rede. A colaboração entre as duas secretarias é fundamental para garantir uma educação de qualidade para os estudantes. Por isso, estamos sempre abertos a conversas e empenhados em ofertar um ensino e aprendizado de excelência para os alunos, desenvolvendo, dessa forma, uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca o professor Reinaldo Ximenes.
“É com imenso prazer que viemos visitar os CMEIs e trocar experiências com o professor Reinaldo Ximenes e profissionais da Semec. Nós queremos implementar as metodologias de ensino a aprendizado da Semec em Esperantina para aprimorar a qualidade de ensino na Educação Infantil”, esclarece Jardênia Maria.
O primeiro encontro ocorreu no CMEI Noronha Filho, localizado na zona Leste da capital, que atende 129 crianças da região do bairro Vale do Gavião, do Maternal I ao 2º Período da Educação Infantil. O centro conta com brinquedoteca, amplo pátio, espaço multiuso e salas de aulas para as turmas de Berçário, que serão implementadas na unidade de ensino.
A diretora do CMEI, professora Aderlane Brito, comenta que a visita foi importante para compartilhar experiências, assim como apresentar as metodologias e a estrutura da escola. “O CMEI valoriza bastante a recreação e o aprendizado lúdico para as crianças. Também temos o chuveiródromo, que é um espaço de lazer, de brincar e de aprender. Com essa ferramenta, ficou ainda mais simples e atrativo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, enfatiza.
A última visita foi no CMEI Cecília Meireles, situado no bairro Cidade Sul, que atende 49 estudantes do Berçário ao 2º Período da Educação Infantil. Em 2023, a Prefeitura de Teresina, através da Semec, abriu turmas de Berçário no centro com intuito de oferecer um serviço de excelência para a comunidade. Neste ano letivo, 10 crianças estão matriculadas nessas turmas, que funcionam de maneira integral.
A diretora da unidade de ensino, professora Arlene Andrade Rocha, pontua que esse momento foi importante para explicar às equipes o trabalho realizado nas turmas de Berçário. “Diariamente, as crianças fazem tarefas e brincadeiras lúdicas que estimulam e desenvolvem plenamente as habilidades motoras, visuais e cognitivas. É um trabalho feito com muito amor por todos os profissionais do CMEI e fico muito feliz em apresentá-lo para o professor Ximenes e técnicos da Semec e da Secretaria de Educação de Esperantina”, finaliza.
Fonte: Semec