O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou na manhã deste domingo (16), de entrega da Casa de Farinha na comunidade Santa Inês, no povoado Boa Hora. A reforma foi executada pela Prefeitura por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDUH).
O novo espaço será importante para fomentar o setor produtivo local e proporcionar a geração de emprego e renda na região, beneficiando diretamente dezenas de famílias da zona rural.
A obra contemplou a reforma de toda estrutura física da casa: telhado, pintura e banheiros foram restaurados. Com essa modernização, os produtores terão capacidade de aumentar a sua produção.
“Este é um compromisso do poder público municipal que está sendo firmado com o nosso querido povo do povoado Boa Hora, especial a comunidade Santa Inês. Gerar emprego e renda também às comunidades é uma de nossas metas. Assim como essa entrega dessa unidade, muitas outras coisas virão para melhorar a vida dessas famílias”, esclareceu o prefeito.
A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Tatiana Guerra, falou do olhar do poder publico em desenvolver ações para zona rural.
“Estamos no Povoado Boa Hora entregando para a população a casa de farinha, completamente reformada, toda a parte da estrutura, a parte elétrica, a implementação de muros, um local para a lavagem da farinha, retelhamento. Enfim tudo isso proporciona melhores condições de trabalho para essas pessoas que sobrevivem dessa atividade. Isso é mais uma ação da prefeitura que valoriza a atividade local, são mais de 400 famílias beneficiadas, porque não beneficia somente o povoado Boa Hora, mas também Comunidades vizinhas”, afirmou a secretária.
Uma das liderança da comunidade, vice-presidente da Associação de Moradores e Agricultores de Santa Inês, Maria José, comentou sobre a importância da reforma para os moradores. “Com a reforma na casa de farinha, nós iremos produzir farinha de maior qualidade, podendo gerar uma renda melhor para as nossas famílias, que somando de uma forma geral, cerca de 400 famílias serão beneficiadas” destacou Maria José.
Para a moradora da comunidade Centro do Sítio, Raimunda da Silva, foi uma ação muito esperada. “Eu quero agradecer muito a oportunidade de nossa comunidade está sendo vista agora, porque antes era tudo parado. Hoje já podemos ver algumas melhorias, mudou um pouco. Agradeço a Deus e o poder municipal, com a presença do amigo James Guerra. E também peço que minha comunidade Centro do Sítio seja lembrada. Temos poucas famílias, mais famílias de responsabilidade que precisam ser assistidas. A casa da farinha foi a melhor coisa, porque vai beneficiar agente também”, ressaltou a moradora da comunidade Centro do Sítio.
Fonte: Redação Semcom