DestaquesGeralLocalPolítica

Unidades de ensino fazem a abertura do projeto Alfabetiza Teresina

Nesta sexta-feira (17), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zélia Gattai Amado, localizado na zona Norte de Teresina, e a Escola Municipal Padre Ângelo Imperialli, que fica na zona Leste da capital, realizaram o lançamento dos projetos de leitura que fazem parte do Alfabetiza Teresina, ação que visa alfabetizar todos os alunos do Ciclo de Alfabetização (2° Período ao 2° ano do Ensino Fundamental).

Com o tema “Lendo Histórias, Construindo Memórias”, a abertura do projeto contou com a presença dos pais dos estudantes. Na oportunidade, as crianças também realizaram apresentações temáticas e exposições dos trabalhos produzidos em sala de aula durante esta semana.

As turmas do Maternal II, 1° e 2° Período trabalharam livros infantis, que basearam toda a produção das atividades e das apresentações. Dentre os livros destacados estão “O Menino Maluquinho” (Ziraldo), “Leilão de Jardins” (Cecília Meireles), “Todas as Crianças do Mundo” (Ruth Rocha), “As Borboletas” (Vinícius de Moraes), bem como os clássicos infantis “João e o Pé de Feijão”, “João e Maria” e “Cantigas de Roda”.

“Nosso lançamento foi um sucesso. Tivemos uma ótima participação dos pais dos estudantes e isso é muito importante para o fortalecimento da parceria entre escola e família”, enfatiza a diretora do CMEI, professora Maria do Socorro Carvalho Lima.

Já na Escola Municipal Padre Ângelo Imperialli, a temática do projeto de leitura foi “O Mundo Encantado dos Contos e Poesias”. O lançamento da ação ocorreu durante a acolhida dos alunos e, na ocasião, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental dramatizaram o conto da “Chapeuzinho Vermelho”. Já os discentes do 2º ano declamaram e cantaram o poema “Girassol” e dançaram “As Borboletas”, de Vinicius de Moraes.

“O lançamento do projeto foi um momento de grande emoção para os alunos e a comunidade. Buscamos alfabetizar 100% dos estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental e, a partir de uma metodologia lúdica que utiliza diversos livros que as crianças adoram, tenho certeza de que essa ação será muito especial e que vamos concretizar nossos objetivos”, finaliza a diretora da Escola Ângelo Imperialli, professora Dilza Santos.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo