Vencedores do Seduckathon que irão ao exterior foram recebidos com festa em suas cidades
O clima de festa tomou conta dos municípios piauienses dos alunos que foram premiados no Seduckathon, campeonato de programação promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). Em Guaribas, no sul do estado, uma torcida organizada com familiares, alunos da escola e a comunidade em geral recebeu, nesse sábado (27), os cinco estudantes premiados na competição. O barulho do carro de som, dos foguetes e a gritaria do público deram uma alegria especial à cidade que comemorou a conquista até as 23h.
“A cidade inteira aguardava nossos alunos campeões aqui em Guaribas. Nunca tinha visto tamanha festa na cidade”, disse a diretora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, Noelma Alves. “O professor Eraques Folha e os alunos estão todos de parabéns por essa conquista heroica”, disse a gestora, lembrando que os vencedores vão para os Estados Unidos.
Na cidade de Paulistana, também no sul do Piauí, a diretora do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Paulistana, Flávia Marques, informou que na chegada dos vencedores tinha muita gente esperando, mas a grande comemoração será, na terça-feira (30), com uma caminhada na avenida principal da cidade. Segundo ela, o objetivo é divulgar a importância do Seduckathon. “Esse projeto incrível do Governo do Piauí vai levar nossos alunos para os Estados Unidos”, comemora a gestora.
A aluna Emily Damásio, 17 anos, do Ceti Paulistana, disse estar muito feliz com a conquista. “Vou para o exterior graças aos meus estudos e esforços. Com nosso projeto também vamos ajudar outras pessoas. Além disso, vamos criar proposta ainda mais inovadora para atingir mais gente”, frisa a estudante.
Em Parnaíba, cidade que conquistou o 1º lugar na competição, o diretor Fernando Lima declarou que esse resultado foi a coroação de um trabalho que já vinha sendo feito há bastante tempo. “A nossa emoção é indescritível, a proposta do Liceu Parnaibano foi muito satisfatória”, ressalta o gestor, acrescentando que agora os alunos vão aprender inglês num período de cinco meses antes de viajarem para os Estados Unidos.
Nas cidades de Pio IX e Cocal dos Alves também teve muita animação com a chegada dos campeões. “Foi uma festa geral, nesse sábado, e, na segunda-feira (29), vamos oferecer um café da manhã para os vencedores, familiares, professores e todos os alunos da escola”, revela a diretora do Ceti Nossa Senhora do Patrocínio, Socorro Gonçalves.
Já em Cocal dos Alves, norte do Piauí, o diretor do Ceti Augustinho Brandão, Darkson Vander, declarou que, nesta segunda-feira (29), haverá uma recepção na escola para os alunos vencedores com a presença dos familiares e de toda a comunidade escolar. “Eles são alunos que vieram da roça, os pais são agricultores e agora esses adolescentes vão estudar nos Estados Unidos. Estamos todos muito felizes”, finaliza o gestor.
Cinquenta alunos farão o intercâmbio Seduckathon
O governador Rafael Fonteles entregou, na sexta-feira (26), a premiação do Seduckathon. Os alunos das equipes finalistas ganharam um intercâmbio internacional para os Estados Unidos e Coréia do Sul.
O plano inicial era premiar as seis melhores equipes com a viagem internacional, mas no anúncio do resultado da competição, Rafael Fonteles contemplou também as quatro turmas que ficariam de fora. Apenas 30 alunos de seis escolas iriam para o exterior, mas o governador surpreendeu a todos anunciando 50 estudantes das 10 escolas finalistas para o intercâmbio.
O governador ainda revelou o plano de ampliar o número de intercambistas do Seduckathon nos próximos anos, chegando a 100 estudantes em 2025 e a 200 em 2026.
Fonte: Redação CCom