DestaquesGeralLocalPolítica

Teresina mantém categoria A no Mapa do Turismo Nacional

Teresina, em mais um ano consecutivo é classificada na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro de 2024, divulgado pelo Ministério do Turismo. Na oportunidade, também foi assinada uma portaria, reconhecendo o Conselho Municipal de Turismo da capital, presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alessandro Eulálio Dantas.

Integrar o mapa indica que o município é parte complementar de área a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no desenvolvimento de políticas públicas, demonstrando que está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para turismo, nas áreas de infraestrutura, promoção, qualificação e gestão. Além disso, recursos federais somente podem ser pleiteados por municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro.

Para a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, Teresina cumpriu os requisitos de aprovação na plataforma, como: possuir um Conselho Municipal de Turismo atuante, possuir um órgão municipal específico para o turismo, dispor o órgão de recursos exclusivamente dirigidos ao turismo e, por fim, possuir pelo menos uma empresa cadastrada no CADASTUR do Ministério do Turismo. Além disso, foram atendidas todas as questões contidas e solicitadas no formulário de cadastro do Ministério do Turismo.

“Recebemos a confirmação oficial pelo Ministério do Turismo, dessa importante conquista na última sexta-feira, 12 de abril, dessa forma, o certificado tem validade de um ano. Essa distinção é um testemunho do compromisso da capital piauiense com o desenvolvimento turístico”, afirmou o coordenador de turismo, Eneas Barros.

Ainda, segundo o coordenador de Turismo, o reconhecimento é resultado de um processo criterioso, no qual a equipe de Turismo da SEMDEC preencheu um extenso formulário para avaliação do Ministério do Turismo. “Com a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, Teresina está oficialmente preparada para receber apoio e investimentos que impulsionarão ainda mais seu potencial turístico”, concluiu.

Fonte: Semdec – Imagem: Reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo