DestaquesGeralLocalPolítica

Alunos da Escola Municipal Antilhon Ribeiro conhecem a Giroteca

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), implantou na Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares, localizada no Lourival Parente, a Giroteca, onde os alunos estiveram conhecendo as instalações do espaço. Trata-se de uma biblioteca móvel inteligente para educação 5.0 (com acesso inclusivo, espaço lúdico, que oferece uma variedade de recursos educacionais, como livros físicos, digitais, multimídia etc.), promovendo a leitura, o pensamento crítico, a pesquisa independente e o aprendizado em todas as etapas da educação básica.

As girotecas fazem uso também de equipamentos e aplicativos que auxiliam na interação com os alunos e no seu processo de aprendizagem. A própria organização do espaço das girotecas favorece a inclusão. O acervo conta com livros em braile, materiais adaptados para alunos com deficiência visual, estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e diversas outras necessidades educacionais específicas, incluindo a educação dos ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

Além disso, os temas abordados no acervo literário desenvolvem, de maneira cuidadosa, uma educação antirracista e livre de preconceitos. A Giroteca contém uma plataforma tecnológica, com 40 tablets; Datashow; TV com monitor led de 32”; 4 PCs; notebook; impressora; uma mesa tecnológica com 4 estações digitais de trabalho.

A diretora da Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares, professora Raimunda Coelho, afirma. “Esse é um espaço que vai contribuir para o processo de aprendizagem dos nossos alunos. Ficamos muito felizes em sermos contemplados com a Giroteca. Foi um grande presente que a escola ganhou, em especial os nossos estudantes, que terão um espaço moderno para pesquisa e estudos”, conclui a gestora.

Fonte: Semec

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo