O Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) iniciou, na segunda-feira (22), a Semana de Formações com profissionais da instituição, no prédio da sede, na rua Álvaro Mendes, no Centro de Teresina. Os objetivos da iniciativa são atualizar os conhecimentos necessários aos profissionais do centro na garantia de um atendimento de qualidade ao público-alvo da instituição. Ele ocorre todos os anos, durante a primeira semana de trabalhos. O CMAM é de administração da Prefeitura de Teresina, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A diretora do CMAM, Daniela Escórcio, destaca o público atendido na instituição como crianças da rede que possuem dificuldades no aprendizado, contemplando um quadro de profissionais que conta com médicos, terapeutas, psicólogos, psicopedagogos, dentre outros, todos participantes dos momentos formativos.
“As formações são importantes para serem atualizadas questões técnico-práticas do nosso trabalho e assim se iniciar com mais informações e levar o melhor atendimento possível”, afirma. O CMAM atende crianças com Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Disgrafia, Transtorno Obsessivo Compulsivo, problemas relacionados ao desenvolvimento da fala e emocionais.
A psicopedagoga Elisangela Fernandes conduziu o primeiro momento da semana com a formação “Intervenções Clínicas na área dos Transtornos do Aprendizado – Ênfase nas funções executivas”. Segundo ela, é importante os profissionais de atendimento de instituições como o CMAM desenvolverem habilidades diversas junto às crianças, visto que elas serão a base para o aprendizado de conteúdos diversos por parte dos estudantes, dentre funções cognitivas, percepção, concentração, o que define como importantes fatores de garantia de êxito na aprendizagem da escrita.
“Todo profissional deve primar pela formação porque ela vai preparar para um trabalho de excelência. Esse momento de troca entre os profissionais serviu para discutirmos sobre a reflexão da importância do desenvolvimento infantil, de se acompanhar e refletir sobre a própria prática enquanto terapeuta e profissional que está ali para ajudar a criança”, enfatiza Elisangela.
A psicopedagoga do CMAM Alciene Silva esteve à frente do segundo momento de formação, “Atualizações Teórico-práticas na área”. Destaca que as formações, que irão se estender por mais cinco dias do mês de janeiro, são importantes para atualização do trabalho de todas as áreas de atuação do atendimento multidisciplinar, com apresentação de estudos e materiais recentes e de relevância para aprimoramento do acompanhamento do público-alvo.
“Trabalhamos juntos, o que possibilita uma visão ampla do paciente, não apenas como psicopedagoga, como é meu caso, mas também como posso ajudar minha parceira de instituição, saber para qual profissional encaminhar. É um momento para dividirmos o conhecimento de cada área e ofertar um atendimento completo”, explica.
A programação da semana de formações do CMAM continua: dia 23, ‘Atividades para Treinamento das Habilidades Auditivas’, com as fonoaudiólogas do CMAM Helane Ferreira e Teresa Cristina e ‘PAC – Processamento Auditivo Central’, pela fonoaudióloga Tuisa Said; dia 24, ‘Trantornos Psiquiátricos Incapacitantes e Passes Livres’, com a assistente social Iris Neiva de Carvalho, e ‘Principais passes: Municipal, Estadual e Federal’, com a assistente social do CMAM Yara Barroso; dia 25, ‘Altas Habilidades/Superdotação e Interface com os Transtornos do Aprendizado’, com a coordenadora pedagógica do NAAH,S-Piauí, Helciyane do Firmamento Silva Soares, e ‘Medicamentos mais utilizados na área dos Transtornos do Aprendizado e demais atualizações médicas’, com as doutoras Nayana Falção e Camilla Diniz; dia 26, ‘Considerações sobre a temática ‘Altas Habilidades/Superdotação e Interface com os Transtornos do Aprendizado’, com psicólogos do CMAM Joanna De Ângelis, Rafaela Santos e Edmilson Ribeiro, e ‘Avaliação de Prontuários conforme necessidade’, com participação de toda a equipe CMAM; dia 2 de fevereiro, a semana finaliza com ‘Resultados e Calendário CMAM 2024’, com a diretora do CMAM, Daniela Escórcio, e a coordenadora do centro, Débora Lima.
Fonte: Semec