O Laboratório Raul Bacellar, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou um total de 4.415.322 exames para a rede de saúde municipal em 2023. O número representa um aumento de 12,22% em relação ao ano anterior, levando o centro a bater o recorde de mais 4 milhões de exames entregues no decorrer do ano.
O número reflete o investimento da Prefeitura de Teresina na modernização dos equipamentos laboratoriais, que permitiram aumentar a capacidade de processamento e otimizou as análises. “Outro ganho está relacionado com a qualidade dos exames e a segurança dos profissionais que atuam no manuseio dos equipamentos”, comenta Lilibeth Sales, diretora do Raul Bacellar.
De acordo com a diretora, um dos equipamentos obtidos em 2023 foi o que realiza exames de hemoglobina glicada, o que aumentou a capacidade de execução de 120 para 180 exames por hora. Em 2022, foram realizados 128.775 exames desta natureza; já em 2023 foram 146.151, o que representa um acréscimo de 11,8%.
Foram adquiridas ainda oito centrífugas sorológicas que permitem o aumento no processamento de material. “As centrífugas anteriores tinham capacidade de centrifugar 20 amostras por vez, já as novas permitem 42 amostras simultaneamente, aumentando a capacidade em mais de 100%”, comenta Lilibeth Sales. “Outro ponto importante é que as novas centrífugas possuem redutor de ruídos, colaborando com a saúde e bem-estar dos servidores”, acrescenta.
Em 2023, o Raul Bacellar contou ainda com a implantação de novos exames, como o de diagnóstico de malária (Gota espessa e teste Imunocromatografico) e gasometria Arterial para rede de Urgência, com a instalação de sete equipamentos nos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
Lilibeth Sales fala ainda que o aumento do volume de exames disponibilizados só é possível devido ao avanço tecnológico associado à qualidade e dedicação dos profissionais do laboratório municipal de Teresina, que gera um ganho para população que necessita da rede de saúde. “Contamos com uma equipe capacitada e empenhada diariamente nos serviços de exames realizados pelo laboratório”, afirma a gestora.
Fonte: Ascom FMS