A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) está promovendo nesta sexta-feira, (15), no auditório do Sebrae-PI, o Seminário de Avaliação do ano de 2023 e planejamento para 2024, com o tem: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”. A iniciativa visa proporcionar espaços de alinhamento e de construção de um planejamento estratégico e participativo com as gerências e equipes.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o Seminário de Avaliação e Planejamento é importante por debater o balanço anual das ações com gerentes, trabalhadores e usuários.
“Nós temos muitos avanços na Semcaspi. Temos, por exemplo, o Centro-Dia Jequitibá; todas as nossas unidades agora têm carro, sem compartilhamento; um incremento significativo na vulnerabilidade alimentar, com relação às refeições no Restaurante Popular; aumento significativo no número de atendimento; equipagem nas unidades e outras. A perspectiva é que o ano de 2024, ainda façamos mais ainda, como a entrega da reforma do CRAS Leste II e a ampliação de vagas nas ILPIs”, destacou.
Segundo Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS/Semcaspi, o seminário apresentou os dados coletados a partir das unidades e também planejar o ano seguinte.
“Nós conseguimos avançar em reformas, em recomposições de equipes técnicas nos nossos servições, nas nossas unidades e avançar também em metas de alguns serviços. Neste seminário, a gente conseguiu ver o quanto conseguimos caminhar em passos largos no SUAS, mas não estamos satisfeitos. Queremos em 2024 fazer, cada vez mais e melhor, a assistência social de Teresina”, garantiu.
Socorro Bento, secretária executiva de Políticas Integradas da Semcaspi, ressaltou como pontos de relevância foram a segurança alimentar e os atendimentos realizados do programa Teresina Cuida de Você.
“Esse ano de 2023, tivemos um aumento na prestação de serviço do Restaurante Popular, com cerca de 1.500 refeições ofertadas. Tivemos também a segurança alimentar dentro das nossas unidades da Semcaspi, tanto para venezuelanos, quanto para idosos, crianças e adolescentes, que participam dos nossos serviços. O Teresina Cuida de Você tem foi destaque com mais de 8 mil atendimentos e todas as atividades referentes às nossas parcerias. Para o ano que vem, nós estamos seguindo o planejamento que temos de realizar a descentralização do Restaurante Popular e aumentar as metas de nossas unidades”, reforçou.
CENÁRIO FINANCEIRO E DESCONSTRUÇÃO DO SUAS
Para Lidiane Oliveira, gerente de Gestão do SUAS da Semcaspi, o seminário é como uma ferramenta de monitoramento e avaliação das ações de assistência social.
“O que nós podemos antecipar é que houve um saldo positivo dentro das ações da Semcaspi. Mesmo diante do cenário em que nós vivenciamos com mais de 190 mil famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A política de assistência social vem abraçar o cenário e compreender como que esse processo vai ser desenvolvido e quais as perspectivas de Teresina para 2024. Entendemos que podemos avançar mais e no entanto, conseguimos avançar, mesmo diante do cenário financeiro e de desconstrução do SUAS, o que é positivo”, comentou.
Fonte: Semcaspi