Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino conquistam a medalha de prata no nível 1 da fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT/MCTI), realizada no Centro de Lançamento Barreira do Inferno, base de lançamentos de satélites da Força Aérea Brasileira, Parnamirim, Rio Grande do Norte. Os estudantes Bruno Manoel, Amanda Costa e Ismael Aquino representaram na competição as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, a OBSAT/MCTI reuniu estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Bruno, Amanda e Ismael representam, respectivamente, as escolas municipais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Júlio Lopes e Porfírio Cordão. Os alunos da Rede que se destacaram na 4ª etapa da olimpíada de satélites fazem parte da turma de Robótica do Programa Cidade Olímpica Educacional (PCOE), implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). A iniciativa busca estimular a participação de alunos da capital do Piauí em olimpíadas de conhecimento, bem como preparação regular deles no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, todos os sábados.
Além dos alunos, a equipe que representa o Piauí e Teresina na fase nacional da OBSAT/MCTI conta com a coordenadora COE, professora Elinalva Barbosa, do professor de Robótica do COE, Edward Montenegro, do secretário executivo de ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes e da professora Simone Barbosa. A Olimpíada Brasileira de Satélites é realizada pelo Governo Federal do Brasil, com coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Estímulo ao conhecimento
O Cidade Olímpica Educacional é um programa direcionado para alunos da Rede Municipal do 5º ao 8º ano do ensino fundamental. Os alunos se inscrevem via edital e passam por um seletivo, de modo a escolher aqueles de rendimento mais alto. O último seletivo, de outubro a novembro de 2023, abriu quase 200 vagas para alunos de instituições municipais para participação no programa durante o ano letivo de 2024.
O PCOE oferta aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Ciências, Astronomia e Robótica. O programa realiza o preparatório com os estudantes em laboratórios do CEFOR Odilon Nunes, todos os sábados, das 8 às 12 horas, com aulas regulares de professores da Rede. Por meio da iniciativa, a Semec busca preparar a juventude de Teresina para olimpíadas locais, regionais e nacionais.
Fonte: Semec