Desenvolvido pelo Governo do Piauí, o novo RG para pessoas com deficiência está sendo copiado por outros estados do Brasil. O modelo, que vem com a identificação do tipo de deficiência que a pessoa possui, está sendo adotado por outras regiões à medida que os governadores desses estados tomam conhecimento.
“Recentemente, recebemos uma equipe de Minas Gerais que veio aqui para saber como funciona no Piauí e gostaram muito. Fizeram do mesmo modelo lá. E assim outras unidades da Federação estão adotando o documento, que tem validade nacional”, afirma Kelson Brito, coordenador do posto de atendimento do Instituto de Identificação Félix Pachêco, que funciona dentro da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Criado em abril deste ano por iniciativa do próprio governador Rafael Fonteles, o posto de emissão do novo RG para pessoas com deficiência, localizado na sede da Seid, já emitiu 1200 Carteiras de Identidade Digital num período de sete meses.
A iniciativa é uma parceria da Seid com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio do Instituto de Identificação Félix Pachêco, e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI).
O posto visa melhorar e dar um atendimento prioritário às pessoas com deficiência, facilitando o acesso devido ao grande número de pessoas atendidas nos demais postos da capital. Instalado na Seid, proporciona um ambiente agradável com profissionais capacitados e atentos a um atendimento diferenciado a cada tipo de deficiência.
“Inclusive, eu sou tradutor intérprete de Libras e consigo me comunicar com nossos irmãos surdos por meio da língua de sinais. E também criei uma brinquedoteca, por meio de doações dos pais, para deixar nossas crianças autistas calmas para fazermos as coletas das digitais e das fotos”, pontua Kelson Brito.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, relatou a importância da Carteira de Identidade Digital para as pessoas com deficiência do estado: “Esse documento facilita o acesso das pessoas com deficiência aos seus benefícios e direitos. Cada RG emitido vem com a identificação do tipo de deficiência que a pessoa possui, já servindo de comprovação junto aos órgãos públicos e entidades privadas, sem a necessidade de andar com laudos médicos. É uma vitória”, destaca o gestor.
Novo RG para pessoas com deficiência
Os interessados em emitir a nova Carteira de Identidade podem se dirigir à Seid (Rua Álvaro Mendes, 1432, Centro/Sul – Teresina), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, sem necessidade de agendamento. Lembrando que a emissão do documento é gratuita.
Para emissão do RG é obrigatório apresentar:
– Certidão de nascimento ou de casamento;
– Comprovante de Residência;
– CPF;
– Laudo Médico indicando o tipo de deficiência;
OBS: Certidão original atualizada com selo de verificação
Documentos opcionais:
– NIT/PIS/Pasep;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Título de eleitor;
– Tipo Sanguíneo;
– Carteira Profissional;
– Certificado de Reservista (se homem);
– Cartão do SUS.
Fonte: Seid