A empresária Neide Fortes é doadora de sangue há 15 anos e nos últimos três ela escolheu o Hemopi como local para comemorar o seu aniversário incentivando os convidados – amigos e familiares – a doarem sangue.
Neide faz parte do grupo de doadores que realiza o Hemoaniversário, uma ação desenvolvida pelo setor de captação de doadores do hemocentro e que teve início há 12 anos por causa de outra doadora fidelizada, Lana Lorena.
“Eu tinha muita vontade de doar sangue, mas somente com 18 anos consegui o peso ideal. Foi doando sangue que eu descobri que estava grávida da minha primeira filha, e hoje ouvi-la dizer que quando fizer 16 anos ela quer comemorar aqui no Hemopi, me enche de orgulho”, conta Neide.
A empresária lembra ainda da importância da doação ser voluntária. “Geralmente, as pessoas doam quando tem alguém próximo precisando, mas os pacientes que precisam de transfusão são salvos diariamente, por causa dos doadores voluntários que vem ao Hemopi todos os dias. Outros não doam porque têm medo”, destaca.
Quem também comemora seu aniversário no Hemocentro é a oficial do Corpo de Bombeiros da cidade de Picos (PI), Thaís Farias, que está sempre nas redes sociais divulgando sobre a importância de doar sangue. “Todas as vezes em que me dirigi ao Hemocentro de Picos foi movida pela força do amor. Eu sou doadora voluntária e compareço regularmente a cada quatro meses para doar. A sensação de salvar vidas é inexplicável. Agradeço pela equipe de profissionais do hemocentro que sempre me recebe com carinho”, afirma a bombeira.
O ano de 2021 foi o de maior repercussão e adesão ao Hemoaniversário totalizando 25 comemorações ao longo do ano. “Queremos incentivar mais e mais doadores a participarem dessa ação. Qualquer doador que tem interesse em comemorar seu aniversário em uma das unidades do Hemopi é bem-vindo e pode agendar, por meio do nosso setor de captação de doadores”, frisa a assistente social Hortênsia Rocha.
Para saber mais informações sobre o hemoaniversário ou agendar uma comemoração basta enviar um e-mail para: [email protected], ou entrar em contato pelo telefone (86) 3221 8320 – ramal 219 (segunda à sexta das 8h às 15h).
Fonte: Sesapi