O Ambulatório Masculino da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, comemorou dois anos de existência com uma programação voltada aos homens da comunidade. A ação também foi alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização acerca do câncer de próstata e saúde masculina em geral.
O ambulatório masculino acontece toda primeira quarta-feira do mês e tem por objetivo trazer este público, normalmente avesso aos cuidados com a própria saúde, para a UBS. “O homem já não tem muito essa cultura de se cuidar e tem dificuldade de horário por causa do trabalho. Tendo um dia específico eu posso me programar, e isso tem me ajudado muito porque eu estava com muitos exames atrasados que não conseguia por conta dessa correria do dia a dia, mas agora estou conseguindo e estou muito satisfeito com o atendimento”, disse o usuário Fleibert Rodrigues, de 39 anos.
Durante as ações, os participantes passam por exames preventivos como verificação de medidas antropométricas (peso e altura), pressão arterial e glicemia, solicitação de exames laboratoriais, avaliação de resultados e encaminhamentos para serviço especializado, além da atualização da caderneta de vacina. “O homem só procura o atendimento quando as doenças já estão em estágio bem avançado, onde às vezes não tem condição nem de reverter, então é muito importante esse espaço de prevenção de possíveis doenças que podem ser tratadas bem no início”, ressalta o usuário Waldir Frazão, de 29 anos.
Os temas relacionados ao Novembro Azul também foram pauta da palestra ministrada na sala de espera, como: importância da vacinação e das ações de proteção em saúde, higienização, educação sexual, prevenção ao câncer de pênis e das infecções sexualmente transmissíveis. “No encerramento da roda de conversa, abordamos ainda a temática em relação à prevenção ao câncer de próstata e cuidados gerais com a saúde dos homens, não apenas em novembro”, conta Lívia Mello, enfermeira da equipe 6 da UBS Santa Maria da Codipi.
Números
Em dois anos do Projeto Ambulatório Masculino já foram atendidos 314 homens de todas as faixas etárias entre 15 e acima de 80 anos, com 66 consultas agendadas, duas consultas agendadas programadas e 246 consultas no dia, efetivando assim o livre acesso e porta de entrada no SUS garantida para esses homens.
O Projeto garante a integralidade e coordenação do cuidado com 58 retornos para consulta agendada, 135 retornos para cuidado continuado; e tem se mostrado resolutivo com 216 altas do episódio. Na continuidade do cuidado foram realizados 17 encaminhamentos internos no dia e 110 para serviço especializado.
Durante os atendimentos foram solicitados 2.780 exames e avaliação de 847 resultados. Além disso, foram vacinados 134 homens com 321 doses de vacina.
Fonte: FMS