O segundo dia do Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas ocorrido, nessa quinta-feira (26), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), reuniu autoridades e especialistas de renome, se consolidando como um marco na promoção do intercâmbio científico e tecnológico entre Brasil e Portugal. Na programação, a mesa-redonda do Núcleo de Estudos em Energias Renováveis, também da Fapepi, foi um dos pontos altos do evento.
O presidente da Fapepi, João Xavier, esteve presente e destacou a importância da pesquisa em energias renováveis para o desenvolvimento sustentável do estado. A mesa-redonda contou com a presença dos especialistas em energias renováveis Juan Aguiar (Uespi), Gilvan Carlos Lima (IFPI), Antônio Bruno Leitão (Ufpi) e Ciro Gonçalves (Fapepi), e teve como objetivo discutir as potencialidades do Piauí para a produção de energia limpa e sustentável. Foram abordados temas como a exploração de fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, e o papel da pesquisa científica na promoção do desenvolvimento sustentável.
O presidente da Fapepi destacou a importância da pesquisa em energias renováveis para o desenvolvimento sustentável do estado. “O Piauí tem um enorme potencial para a produção de energia limpa e sustentável. A pesquisa científica é fundamental para identificar as melhores práticas e tecnologias para a produção de energia renovável no estado”, afirmou.
Fonte: Fapepi