A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), iniciou um processo licitatório para adquirir uma viga Benkelman – ferramenta utilizada para avaliar a condição do pavimento e determinar se ele atende aos padrões de segurança e qualidade necessários.
Segundo o presidente da ETURB, João Duarte, o instrumento é de extrema importância para que a Prefeitura possa se antecipar aos problemas de asfalto da cidade. “Com base nas medições, os engenheiros poderão identificar áreas com problemas, como depressões, ondulações, trincas e outros defeitos que podem comprometer a segurança e a durabilidade do pavimento. Com isso, poderemos medir a vida útil de cada pavimento e trabalhar preventivamente”, pontua o gestor.
João Duarte acrescenta que Teresina tem vários exemplos de vias que apresentam danos menos de 10 anos após terem sido recuperadas. “Podemos citar a avenida Aquiles Wall Ferraz, o prolongamento da Cajuína, a avenida Poty, Homero Castelo Branco, Presidente Kennedy e a Henry Wall de Carvalho, onde estamos, inclusive, realizando nova obra de recuperação”, enfatiza.
O diretor-executivo da ETURB, engenheiro Edmilson Ferreira, explica que a ferramenta permite que as análises de pavimento sejam feitas sem a necessidade de obras ou bloqueio do tráfego.
“Poderemos fazer análise das deflexões do pavimento em toda Teresina, sem que seja preciso danificar a estrutura do mesmo. Isso é fundamental para a inspeção regular do asfalto, pois não interrompe o tráfego, nem requer grandes obras”, pontua Edmilson.
Responsabilidade com o dinheiro público
A licitação para aquisição da viga Benkelman está em fase de pesquisa de preço e deverá ser lançada em outubro. Segundo o presidente João Duarte, a ferramenta, juntamente com a reforma já concluída do laboratório da usina de asfalto, garantirá melhor aplicação dos recursos públicos.
“Essa é uma determinação do prefeito Doutor Pessoa. A população paga imposto, paga IPVA anualmente, e merece transitar em vias com bom estado de conservação. Este ano, concluímos a reforma da usina de asfalto, modernizamos o laboratório e, com os novos equipamentos que estamos adquirindo, vamos conseguir trabalhar de forma preventiva”, afirma João Duarte.
Fonte: Eturb