
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) participa da 3ª Missão Híbrida de Apoio à Implantação do Programa de Investimento em Saúde e Proteção Social para Recuperação do Desenvolvimento Humano pós-Covid-19 no Piauí. O evento teve início nessa segunda-feira (12) e segue até quinta-feira (15).
O secretário de Saúde, Antonio Luiz Soares, enfatiza a importância estratégica do projeto e seu impacto direto na aplicação de recursos na área da saúde. “Estamos participando desta reunião com o Banco Mundial, por meio de um programa voltado à aplicação de recursos na vigilância em saúde. Isso significa que vamos descentralizar ações com apoio financeiro do Banco Mundial, fortalecendo o serviço do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) e o serviço de verificação de óbito. Também serão realizadas capacitações, além de reformas nas regionais de saúde, visando melhorar a logística de entrega de vacinas aos municípios. Com esses recursos, aceleramos os investimentos para entregar a melhor saúde ao povo piauiense”, destacou o gestor.
O diretor da Unidade de Planejamento da Sesapi, Clécio Lopes, lembrou que o projeto terá duração de cinco anos e contempla a reforma e ampliação de todas as regionais de saúde, sede da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) em Teresina, descentralização das ações do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Sistema de Verificação de Óbito (SVO) para as sedes de macrorregiões.
“Este projeto é de fundamental importância para o fortalecimento do sistema de vigilância do estado, incluindo todas as vigilâncias e consequentemente para a prevenção de doenças. Também estão previstos e atualmente se encontra em fase interna de licitação as aquisições de veículos, eletrodomésticos, mobiliários, ar-condicionados, geradores, equipamentos médicos hospitalar e equipamentos áudio visuais para as regionais de saúde”, ressaltou Clécio Lopes.
Além da Sesapi, o programa também beneficiará a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) com ações especifica na área da assistência social e ações conjuntas com a Sesapi no tocante à desnutrição infantil.
Fonte: Sesapi