GeralLocalMunicípiosPolítica

Sejus aposta na formação profissional como mecanismo para reduzir reincidência criminal entre reeducandos

Os detentos têm oportunidade de aprender profissões que vão garantir uma vida digna e distante do crime.

Na rotina dos presídios do Piauí há variadas ações se complementando para reinserir os apenados na sociedade. A formação profissional é uma delas. Os detentos têm oportunidade de aprender profissões que vão garantir uma vida digna e distante do crime, afastando-os da reincidência, fator que vem preocupando as autoridades.

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com instituições de referência em formação técnica e profissional, oferece aos presos cursos de panificação, produção de blocos de concreto, construção civil, manutenção de ar-condicionado e refrigeradores, corte e costura industrial, empreendedorismo, entre outros.

Curso de panificação
Curso de panificação

“Precisamos dar alternativas a quem está privado de liberdade, para que ao sair seja efetivamente reinserido à sociedade. Não podemos esquecer que por trás do interno tem um estigma muito grande, e nós temos investido para corrigir esta visão” afirmou Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Sejus.

A Sejus possui convênios e termos de cooperação com instituições como Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), Associação dos Juízes Federais (Ajufe), entre outras.

Dentro das unidades prisionais também é ofertada a educação básica, que vai desde a alfabetização ao ensino médio, com cursos preparatórios para o Enem e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

“Seguiremos avançando nas agendas de educação, do trabalho e das crenças religiosas, porque entendemos que são alternativas, caminhos para vencermos a reincidência, que é um problema muito grande não só do Piauí, mas nacional”, finaliza Reginaldo Moreira.

Curso de eletricista e instalador rural
Curso de eletricista e instalador rural

Fonte: Sejus

Relacionados

Botão Voltar ao topo