
A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta terça-feira (22), a tradicional solenidade em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. Durante a cerimônia, foram entregues novos equipamentos e seis viaturas às forças de segurança, como parte de um investimento estratégico de R$ 8,5 milhões, visando ao fortalecimento da segurança pública. A programação incluiu ainda o tradicional desfile da tropa e a entrega de medalhas por tempo de serviço e mérito operacional.
O evento ocorreu no Quartel do Comando-Geral (QCG) e contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, além de autoridades civis e militares.
Com 17 anos de atuação na PM e, atualmente na Gerência de Operações Aéreas, a 2º sargento Thaise de Carvalho destacou o sentimento do evento. “É gratificante ter passado todos esses dez anos pertencendo a essa instituição que presta serviços tão relevantes para a sociedade. É só gratidão”, destacou.
Para a 3º sargento Marta Santos, homenageada com a medalha pelos 20 anos de serviço, o momento é carregado de emoção. “A sensação é indescritível. Enquanto esperava para receber a medalha, eu lembrava de quando entrei, em 2000. Vieram à mente todas as etapas dessa trajetória — tantas lutas, tantas pessoas que conhecemos ao longo do caminho, tantas histórias vividas. Estar na Polícia Militar, para mim, é como estar em uma família. Foi aqui que aprendi, que cresci, é aqui que eu sobrevivo junto com a minha família. Enfim, é um momento de muita gratidão, muito importante para mim”, afirmou.
O comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, destacou que a solenidade contou com um pelotão simbólico presente no ato, mas ao todo foram entregues mais de 1.180 medalhas a oficiais e praças da corporação.
“Estamos realizando uma entrega de medalhas de forma mais humanizada, universal e democrática, reconhecendo todos aqueles que têm direito à medalha por tempo de serviço. Aqui, tivemos apenas um pelotão representando esse momento, mas ao todo são mais de 1.180 policiais agraciados. Essa honraria é registrada nos assentamentos funcionais e conta pontos importantes para a progressão na carreira. Isso também é valorização profissional”, acrescentou o coronel.
Novos equipamentos
Durante a solenidade, a Polícia Militar do Piauí recebeu um reforço importante: 250 coletes balísticos, 5.053 espargidores de gás, 154 tasers e duas mil capas de chuva. Segundo o comandante-geral, parte desse material é de menor potencial ofensivo e ajuda tanto na proteção dos policiais quanto na oferta de um serviço mais humanizado, permitindo uma atuação com uso graduado da força.
“Vamos cumprir nossa missão sem danos e minimizando os efeitos colaterais. Nós temos uma das polícias menos letais do país, com esses equipamentos havemos de cumprir essa missão cada vez mais, com respeito aos direitos humanos e à vida das pessoas, independente de que causou o problema ou não”, finaliza Scheiwann Lopes.
Fonte: SSP