
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (28), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou os avanços do Estado na área da segurança pública, com redução expressiva de indicadores criminais e uso inovador de tecnologia para o combate à criminalidade. Durante a entrevista, o gestor apresentou dados que colocam o Piauí entre os estados com melhores resultados na área.
Uma das ações mais inovadoras implementadas pelo governo foi o uso de tecnologia para identificar aparelhos celulares com registros de roubo. “Por exemplo, o roubo de celular virou uma epidemia e o estado do Piauí desenvolveu uma tecnologia que notifica as pessoas que estão usando linhas telefônicas com o registro do celular em bancos de boletins de ocorrência. Notificamos e 60% devolveram espontaneamente, são 10 mil celulares”, explicou o governador.
Fonteles ressaltou que o Piauí conseguiu reduzir em 20% os homicídios, além de registrar uma queda de 27% nos roubos de veículos. “A estratégia do Piauí para redução de homicídios e demais crimes é com muito investimento em tecnologia, inteligência e integração”, defendeu.
Outro dado que recebeu destaque na entrevista foi o da letalidade policial. O Piauí figura entre os três estados com a menor letalidade policial do país. “Tenho orgulho de dizer que a nossa polícia é uma das menos violenta do Brasil, a menos violenta do Nordeste e temos o menor indicador de homicídios por 100 mil habitantes do Norte e Nordeste”, afirmou. Segundo ele, essa conquista é resultado de uma política focada na formação humanística dos policiais.
Saúde Digital
Na entrevista, o governador falou sobre a importância de digitalização de políticas públicas como forma de levar serviços essenciais para a população.
Entre as ações adotadas pelo seu governo, Rafael citou o programa Saúde Digital, que permite o atendimento via telemedicina a dez especialidades médicas, agilizando o acesso principalmente da população mais carente e distante de cidades maiores.
“Com um investimento maior em digitalização do governo, você consegue fazer mais com menos. Eu tenho o exemplo do Piauí Saúde Digital, em que a gente está conseguindo levar especialistas médicos para todas as unidades básicas de saúde do Piauí até pelo celular a um custo muito menor do que não usando a tecnologia”, destacou Rafael Fonteles.
Lançado em 2023, o Saúde Digital está presente nos 224 municípios do Piauí. Segundo a Secretaria da Saúde do Piauí, o programa ultrapassou a marca de 370 mil atendimentos realizados desde sua implementação.
O usuário do Piauí Saúde Digital também tem atendimento por meio de seu celular. Com clínico geral, tem acesso 24 horas. Nas demais especialidades médicas, o tempo médio de espera por uma consulta é de, no máximo, uma semana. São ofertados atendimentos em ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição.
Assim como consultas, os usuários do Piauí Saúde Digital que realizaram exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Centrais de Diagnóstico ou em hospitais vinculados ao programa também podem ter acesso aos resultados diretamente no aplicativo. Para isso, basta clicar na aba exames no menu principal da ferramenta e logo em seguida aparecerá a lista com todos os procedimentos realizados pelo paciente.
Fonte: Redação CCom