GeralMunicípiosPolítica

Piauí comemora Dia Internacional da Biodiversidade e reforça compromisso com a preservação

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem investido em ações concretas

O Piauí é um dos estados mais ricos em biodiversidade do Brasil, abrigando uma variedade impressionante de espécies animais e vegetais dos biomas Caatinga e Cerrado, além de áreas de transição com a Floresta Amazônica. No Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado nesta quinta-feira, 22 de maio, o estado reforça seu compromisso com a proteção desse patrimônio natural.

Com paisagens únicas como as dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, o Piauí é lar de espécies endêmicas e ameaçadas, além de ecossistemas de grande importância ecológica e cultural. Para preservar essa diversidade, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tem investido em ações concretas, como o monitoramento ambiental por satélite, que permite identificar e combater o desmatamento e queimadas em tempo real.

Outras iniciativas em destaque são o fortalecimento das Unidades de Conservação, o apoio a pesquisas científicas, programas de educação ambiental em comunidades e escolas, além de projetos de reflorestamento com espécies nativas, bem como a atuação da secretaria perante a proteção, conservação e reintrodução dos animais na natureza. A Semarh também atua em parceria com os municípios para implementar políticas locais de preservação e tem dialogado com comunidades tradicionais, reconhecendo o papel essencial que elas desempenham na proteção da natureza.

Para Feliphe Araújo , secretário da Semarh, preservar a biodiversidade do Piauí é garantir qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e respeito à identidade do povo piauiense. Neste 22 de maio, o estado celebra sua riqueza natural e reafirma o compromisso com um futuro mais verde e equilibrado.

“O Piauí tem uma biodiversidade que é orgulho para o Brasil e para o mundo. Nosso papel é proteger esse patrimônio com responsabilidade e visão de futuro. Estamos trabalhando para unir conservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, destacou Feliphe.

Para José Neto, auditor ambiental e gerente de áreas protegidas da Semarh, o Piauí se orgulha de ter 15 unidades de conservação, que protegem uma rica natureza e mostram a importância da preservação da nossa biodiversidade. “São locais como o Parque Estadual da Serra de Santo Antônio, Campo Maior, os Parques e as belezas das nossas águas lá na Cachoeira do Urubu e na Lagoa do Portinho. Essas áreas abrigam espécies que são únicas, protegem nascentes de grandes rios como o Rio do Sul e Preto, o Rio do Sul e Vermelho, as nascentes do Rio Canindé e também as nascentes do Rio Longá”, enfatizou.

Neste 22 de maio, o Piauí celebra suas riquezas naturais e reforça o compromisso com políticas públicas que preservem a vida em todas as suas formas.

Fonte: Semarh

Relacionados

Botão Voltar ao topo