GeralLocalMunicípiosPolíticaSaúde

No Piauí, tempo de espera por consulta no SUS é cinco vezes menor do que a média nacional

Levantamento do DataSUS indica que o Piauí tem o menor tempo de espera por consulta médica em todo o Brasil.

O tempo de espera por consultas médicas no Piauí é cinco vezes menor do que a média nacional. A informação foi divulgada pelo perfil Brasil em Mapas, projeto que utiliza mapas para analisar informações sobre o país. O levantamento do DataSUS (Sistema Único de Saúde) indica que o Piauí tem o menor tempo de espera por consulta médica em todo o Brasil. Enquanto o Distrito Federal ocupa a última posição, com 150,3 dias de espera em média, no Piauí a população aguarda por apenas 10 dias.

Em março, o jornal O Globo já havia apresentado esse dado. A experiência piauiense vem se destacando, principalmente com o uso da tecnologia, para ampliar o atendimento à população. “Um resultado que reflete o compromisso com a saúde pública, especialmente através do Piauí Saúde Digital”, comemora o governador Rafael Fonteles.

O Piauí Saúde Digital, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem permitindo que comunidades que vivem em cidades pequenas, distantes da capital, possam ofertar consultas e exames médicos no próprio município, sem necessidade de deslocamento para os centros de saúde mais estruturados nas regiões. Também contribui o reforço dos hospitais regionais, com estruturas e máquinas mais modernas.

“Com a implantação do Piauí Saúde Digital em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do nosso estado, o tempo de espera para consultas com especialistas e para exames especializados tende a ser reduzido. Com isso, a população que depende do SUS terá seu diagnóstico de saúde resolvido em menos tempo, possibilitando soluções mais rápidas, seja por meio da indicação de medicamentos, seja pela realização de procedimentos nos hospitais da rede pública”, afirmou o secretário de Saúde, Antonio Luiz Soares.

O levantamento aponta níveis críticos. A média nacional é de 57 dias de espera. Três estados nordestinos também aparecem bem colocados: na Bahia, o tempo de espera é de 12 dias; em Alagoas, é de 13 dias; e, no Maranhão, são 17 dias de espera. No geral, Norte (55) e Nordeste (29) têm o menor tempo de espera. Sul (73), Sudeste (67) e Centro-Oeste (82) aparecem mal colocados.

Fonte: Sesapi

Relacionados

Botão Voltar ao topo