Mutirão da Trabalhadora Rural inicia emissão de documentos e serviços para famílias em Domingos Mourão
Ação oferece atendimentos gratuitos e serviços diversos do Governo do Estado.

Teve início, nesta quinta-feira (8), em Domingos Mourão, o Mutirão da Trabalhadora Rural, oferecendo uma série de serviços gratuitos para a população. A ação, que beneficia especialmente as famílias do campo, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), executada no Piauí pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o apoio da Prefeitura de Domingos Mourão.
O mutirão segue até sábado (10), com a participação de sete órgãos estaduais: Defensoria Pública (DPE), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria das Mulheres (Sempi), Secretaria da Saúde (Sesapi), Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e Coordenadoria da Juventude (Cojuv), levando cidadania e inclusão para a população.
Para a diretora de Mobilização e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, a ação foi muito bem recebida pelos moradores. “Estamos satisfeitos. As pessoas de Domingos Mourão acolheram nosso evento e estão acessando os serviços. A cada minuto, mais gente chega para ser atendida. Convidamos todos, da cidade e da zona rural, a participarem desse momento importante”, destacou.
A agricultora familiar Daniela Cardoso aproveitou o mutirão para solicitar a nova carteira de identidade para si e para as filhas gêmeas, Ana Júlia e Ana Clara, de dois anos. Para ela, a iniciativa facilitou a vida de muitas famílias que, antes, precisavam percorrer cerca de 65 km até Piripiri para acessar esses serviços.
“A gente veio tirar a identidade, a minha e a das meninas. É um projeto muito legal, melhor do que ir para Piripiri, mais fácil e ainda evita gastos, porque aqui é gratuito. Uma ótima iniciativa”, elogiou.
Além da emissão da nova carteira de identidade, realizada pela SSP, o mutirão oferece uma série de serviços da Defensoria Pública, como alteração e retificação de registros civis, acordos de união estável e divórcio, reconhecimento de paternidade e maternidade, suprimento de registro de óbito, acordos de alimentos, entre outros.
O evento também conta com atendimentos do Projeto Cidadania Ativa, da Sasc, oferecendo serviços de beleza como penteado, corte de cabelo e limpeza de pele. Já o Caminhão da Saúde, da Sesapi, realiza mamografias, enquanto a Sempi e a Cojuv promovem palestras sobre saúde mental e o combate à violência contra a mulher. A Secretaria Municipal de Agricultura participa oferecendo orientações de Assistência Técnica e emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
Outro destaque do primeiro dia foi a Quitanda da Agricultura Familiar, espaço onde os produtores locais comercializaram frutas, hortaliças, queijos, mel, doces, artesanato e outros produtos, valorizando a produção do município.
As atividades acontecem no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Domingos Mourão. Na sexta-feira (9), os atendimentos seguem das 8h às 12h e das 14h às 18h; e no sábado (10), das 8h às 12h.
Fonte: SAF