EducaçãoGeralLocalMunicípiosPolítica

Torneio de Matemática mobiliza mais de 129 mil estudantes da rede estadual

A prova do TME² envolveu estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio da rede estadual de Educação e foi aplicada de forma online.

Mais de 129 mil estudantes da rede estadual do Piauí encararam, nessa terça-feira (6), um desafio que vai além dos números. Eles participaram da 3ª edição do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME² 2025), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A iniciativa, que alcançou 512 escolas com turmas do ensino Médio, em diferentes modalidades, tem se consolidado como uma das principais estratégias da rede estadual de Educação para valorizar o pensamento matemático, despertar talentos e abrir caminhos para Olimpíadas Nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Para muitos jovens, o TME² representa muito mais do que uma competição. É a chance de medir conhecimentos, superar limites e vislumbrar novas oportunidades. A primeira fase da prova foi aplicada de forma online, com 20 questões objetivas de múltipla escolha.

“O TME² é mais que um torneio. É um movimento de estímulo ao pensamento lógico e à excelência acadêmica. Serve também como preparação para desafios ainda maiores, como a Obmep, e amplia o repertório intelectual e cultural dos nossos estudantes”, pontua o secretário da Educação, Washington Bandeira.

A prova envolveu alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino Médio, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional. O objetivo é garantir que todos tenham a chance de mostrar seu potencial. “Foi uma prova bem elaborada, com questões que exigiam foco e raciocínio. Estou animado com a possibilidade de avançar para a próxima fase”, compartilhou Dalmo Alves Filho, aluno do Ceti Dr. José Pinheiro Machado, em Landri Sales.

Já Maria Luiza Rosa, da 3ª série do Ceti Rama Boa, em Altos, destacou o quanto o torneio provoca interesse genuíno nos estudantes. “A prova exigiu atenção e nos desafiou bastante. É esse tipo de experiência que faz a gente gostar ainda mais da Matemática.”

Caminho das medalhas e da ciência

A segunda fase do torneio já tem data marcada: 23 de agosto de 2025, com provas discursivas para os estudantes com melhor desempenho na primeira fase. Os vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze e viverão uma experiência única: a Jornada Especial da Matemática, em Teresina. “A jornada será uma imersão com estudantes de todas as regiões do Estado. Queremos fortalecer vínculos, aprofundar o conhecimento e despertar ainda mais o interesse pela ciência”, explica Washington Bandeira.

Além do reconhecimento, os medalhistas receberão bolsas, no valor de R$ 300 por mês, durante seis meses, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

O TME² também reconhece o trabalho dos professores de Matemática, diretores e gerentes regionais de ensino, premiando o esforço coletivo por trás do desempenho dos alunos.

Fonte: Seduc

Relacionados

Botão Voltar ao topo