Israel autoriza retomada temporária de ajuda humanitária em Gaza

As autoridades israelenses permitiram a retomada temporária da ajuda humanitária em Gaza, após 11 semanas de bloqueio total.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, disse que esse é um “avanço bem-vindo e que deve ser mantido”.
Ameaças à segurança da operação
Ele informou que nove caminhões da ONU tiveram autorização para entrar por meio da passagem de Kerem Shalom.
Fletcher disse que isso é “apenas uma gota no oceano” do que é necessário. De acordo com ele, uma quantidade significativamente maior de ajuda deve ser autorizada a entrar em Gaza, a partir da manhã de terça.
O chefe de ajuda humanitária afirmou que o trabalho da ONU será facilitado por mecanismos existentes e comprovados. Ele agradeceu a concordância de Israel com medidas de notificação humanitária que reduzem as “imensas ameaças à segurança da operação”.
Fletcher ressaltou estar determinado a fazer com que a ajuda chegue aos mais necessitados e que o risco de roubo pelo Hamas ou outros grupos armados seja minimizado.
Pedidos para Israel
O subsecretário-geral adicionou que com os bombardeios contínuos em Gaza e os níveis agudos de fome, os riscos de saques e insegurança são significativos.
Segundo ele, para reduzir os saques, é necessário um fluxo regular de ajuda, e permissão para que os profissionais humanitários usem múltiplas rotas. Além disso, produtos comerciais devem complementar a resposta humanitária.
Fletcher sublinhou que ONU tem um plano “claro, prático e baseado em princípios” para salvar vidas em ampla escala, respondendo às necessidades da população onde quer que estejam.
Para tornar esse plano realidade ele pediu que as autoridades israelenses abram pelo menos duas passagens de entrada em Gaza, uma no norte e outra no sul, simplifiquem e agilizem os procedimentos de fronteira e não realizem ataques em áreas e horários de entrega de ajuda.
O chefe de ajuda humanitária pediu ainda que seja permitido cobrir toda a gama de necessidades, incluindo alimentos, água, higiene, abrigo, saúde, combustível, gás, e que não haja mais restrições de acesso em áreas dentro de Gaza.
Fonte: ONU News – Imagem: Un News