Governo do Piauí garante abastecimento de água nos municípios atingidos pela estiagem
Operação tem como objetivo contratar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água

O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 129 municípios, com prazo de 90 dias, em razão da seca. A decisão levou em consideração a irregularidade das chuvas e a redução dos volumes hídricos. A previsão, segundo o diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), José Inácio Sobrinho, é que as chuvas devem ficar abaixo da média nos meses de março, abril e maio.
Entre as medidas adotadas para assegurar o abastecimento de água à população afetada, está a Operação Carro-Pipa, que conta com 152 veículos em atividade. Desse total, 66 são mantidos com recursos estaduais, enquanto 86 operam com recursos federais.
Essa operação, segundo Inácio Sobrinho, tem como objetivo contratar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.
“Esse decreto possibilita que os municípios afetados solicitem recursos federais para ações emergenciais, com destaque para a contratação de serviços de abastecimento de água por meio de carros-pipa. Embora o uso de carros-pipa seja uma medida paliativa essencial em situações de emergência, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, também atua no planejamento de soluções estruturais de engenharia hídrica. O objetivo é reduzir progressivamente a dependência desse tipo de atendimento, garantindo segurança hídrica de forma mais permanente às populações afetadas”, conta o diretor.
Fonte: CCom