Gestoras municipais discutem fortalecimento das políticas públicas para mulheres durante evento em Teresina
O encontro busca fortalecer as Secretarias Municipais de Mulheres em todo o estado.

A Secretaria das Mulheres do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (28), as atividades do Encontro das Gestoras Municipais de Mulheres do Piauí. Com o tema “Redefinindo os Caminhos na Gestão Pública”, o encontro busca fortalecer as Secretarias Municipais de Mulheres de todo o estado. O evento é realizado no auditório da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e terá uma programação de dois dias, finalizando nesta terça-feira (29).
Com a participação de secretárias municipais, demais gestoras e representantes da sociedade civil, serão debatidos temas sobre políticas de cuidados, autonomia econômica, importância da implementação dos organismos de políticas para as mulheres (OPMs), dentre outras temáticas que contribuem com o trabalho de fortalecimento das políticas voltadas às mulheres.
No discurso de abertura, a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, pontuou sobre o avanço no número de secretarias municipais das Mulheres em todo o estado, e como esse avanço reflete no enfrentamento à violência de gênero.
“Fechamos o ano de 2024 com 40 secretarias municipais e a gente já está, agora, em abril de 2025, com 60 secretarias municipais. E isso é muito importante, porque a gente consegue avançar nas políticas para as mulheres. Sempre, na minha fala, eu coloco que onde temos uma secretaria municipal, onde se fortalece a política local, podemos reforçar o enfrentamento à violência”, declarou a gestora.
A chefe de gabinete do Ministério das Mulheres, Kátia Guimarães, destacou, em sua fala, os investimentos realizados para avançar com as políticas para as mulheres no Piauí.
“Temos trabalhado muito para levar políticas públicas para todas as regiões desse país, todos os estados e municípios. Aqui no Piauí, nós já temos muitos investimentos, inauguramos em março do ano passado a primeira Casa da Mulher Brasileira do estado do Piauí, aqui em Teresina, e estamos no processo de licitação da CMB em Parnaíba, temos também as lavanderias comunitárias, os centros de referência no município de Picos e São Raimundo Nonato. Enfim, temos muitos investimentos aqui no estado do Piauí, mas queremos trazer muito mais”, completou a gestora.
A programação de palestras foi iniciada com o debate intitulado como ‘Políticas de Cuidados e os Desafios para a Igualdade entre homens e mulheres’, conduzida pela superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, e pela secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane Silva.
O debate apresentou a jornada dupla de trabalho das mulheres e como as funções do trabalho doméstico recaem, diariamente, para o grupo feminino, evidenciando a sobrecarga que muitas enfrentam.
Fonte: Sempi