França anuncia construção de prisão de segurança máxima para traficantes e extremistas na Amazônia
O anúncio foi feito pelo ministro do Interior, Gérald Darmanin

O governo francês vai construir uma nova prisão de segurança máxima na Guiana Francesa, em plena floresta amazônica, com foco no combate ao narcotráfico e ao extremismo. O anúncio foi feito pelo ministro do Interior, Gérald Darmanin, ao jornal Le Journal du Dimanche, neste fim de semana.
Segundo Darmanin, a unidade terá um “regime carcerário extremamente rigoroso” e servirá para isolar os criminosos mais perigosos, especialmente traficantes de drogas e presos por terrorismo. A construção da penitenciária deve começar nos próximos anos e a inauguração está prevista para 2028.
Com investimento estimado em 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,5 bilhões), o complexo será instalado em uma área remota na região de Saint-Laurent-du-Maroni, no noroeste da Guiana Francesa. A estrutura terá capacidade para 500 detentos, incluindo uma ala de alta segurança com 60 vagas para traficantes e outra exclusiva para 15 presos por extremismo.
O anúncio ocorre dias após uma série de ataques coordenados a presídios na França, registrados na sexta-feira (16). Em diversas unidades, veículos foram incendiados e houve disparos de fuzis Kalashnikov. A penitenciária de Toulon, no sul do país, foi uma das atingidas.
Diante da escalada da violência, o presidente Emmanuel Macron afirmou que os responsáveis serão “localizados, processados e punidos”. Ele condenou os ataques, classificando-os como uma tentativa de intimidação aos agentes penitenciários e uma afronta à ordem pública.
A promotoria nacional antiterrorismo já abriu uma investigação para apurar a autoria dos ataques, que começaram no domingo anterior e se espalharam por diferentes regiões do país.
Edição: Damata Lucas – Imagem: Freepik