Feira de serviços do Diálogos pelo Piauí em Piripiri realiza quase 2.400 atendimentos no primeiro dia de evento
A população da região teve oportunidade de acesso a mais de 40 serviços dos órgãos públicos do Governo do Estado.

O primeiro dia do Diálogos pelo Piauí no Território dos Cocais fez quase 2.400 atendimentos na Feira de Serviços localizada na Praça da Bandeira, centro de Piripiri. Somente pela manhã, foram 1.400. O evento segue neste sábado (26), proporcionando à população da região a oportunidade de ter acesso a mais de 40 serviços dos órgãos públicos do Governo do Estado.
Entre os serviços mais procurados do dia estão informações sobre saneamento, oficina de leitura infantil da Secretaria de Edução(Seduc), o aplicativo Made in Piauí (Investe Piauí), distribuição de mudas, cursos para lideranças locais, pintura de rosto e trança afro, atendimento à mulheres e a Quitanda da Agricultura Familiar.
Outro serviço bastante procurado é a emissão da identidade digital, através do Instituto de Identificação Félix Pacheco, que realizou 600 atendimentos. “Todos que nos procuraram tiraram sua carteira, 24 horas depois vão poder acessar no aplicativo Gov.PI e na segunda-feira ter acesso a carteira física. Amanhã esperamos fazer mais atendimentos com muito carinho e respeito à população”, comentou Djane Santos, coordenadora do Instituto Félix Pacheco.
A população comemorou a qualidade da prestação dos serviços. “O atendimento foi perfeito. Trouxe minha esposa e minha filha. O atendimento foi rápido, feito por pessoas bem informadas”, disse o senhor Mário Lucio.
No estande do Detran, houve procura pelos serviços de renovação de habilitação, verificação da situação de veículos e emissão de documentos. Foram cerca de 150 atendimento ao longo do dia. “Vim renovar a habilitação. Com o atendimento rápido, vou receber meu documento no final deste mês”, comemora o auxiliar de portaria, Vicente Rodrigues.
A Quitanda da Agricultura Familiar, também bastante prestigiada, traz ao território Cocais oportunidade para os produtores locais comercializarem seus alimentos e fortalecerem parcerias. A maioria deles conseguiu ultrapassar os R$ 600 em vendas de produtos apenas no primeiro dia.
A produtora Emanuela Pereira, da CooqFrut, elogiou a iniciativa. “Nós produzimos vários produtos como o arroz torrado, a paçoca de gergelim, a cachaça. Nós tiramos o sustento das nossas famílias com o Quintais Produtivos. Estamos aqui hoje nesse grande evento importantíssimo para a agricultura familiar porque consegue reunir várias famílias para comercializar seu produto e mostrar o que temos de melhor”, disse.
O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, avalia que a feira foi um sucesso. “É o governo perto do povo, levando seus serviços, descentralizando o atendimento e proporcionando ao cidadão a oportunidade de participar da construção do Plano Plurianual, com as oficinas e plenárias. O governador Rafael Fonteles tem percorrido o Piauí com esse objetivo e estamos satisfeitos com essa edição do Diálogos pelo Piauí no Território dos Cocais”, afirmou.
Programação de sábado (26)
-Feira de Serviços
Horário: 8h às 13h
Local: Praça da Bandeira, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
– Oficinas de Planejamento Participativo
Horário: 8h às 13h
Local: Faculdade Chrisfapi
– Plenária com o Governador
Horário: 15h às 17h
Local: AABB de Piripiri
Fonte: Redação CCom