GeralMunicípiosPolíticaSaúde

Em visita ao Piauí, Ministério da Saúde anuncia habilitação de novo Cerest

O novo Cerest, localizado em Floriano, estará pronto ainda em 2025.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (16), em reunião com a Secretaria da Saúde (Sesapi), a habilitação de um novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), previsto ainda para 2025, no Território dos Rios Piauí e Itaueira, com sede em Floriano. A equipe foi recebida pelo secretário da Saúde, Antonio Luiz, e pela diretora da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Tatiana Chaves.

Durante a reunião, o secretário Antonio Luiz afirmou que os recursos para ampliações e reformas no Piauí estão garantidos por meio do Banco Mundial.

“Esta é uma reunião importante para reforçarmos nosso trabalho voltado à Saúde do Trabalhador. Temos recursos do Banco Mundial, que irão viabilizar ampliações e reformas nas Regionais de Saúde do Piauí. Vamos atuar prioritariamente na Vigilância em Saúde e na Saúde do Trabalhador, que é uma parte fundamental desse processo”, destacou o secretário.

A CGN também vai desenvolver um projeto piloto de geração termossolar, uma tecnologia que converte radiação solar em eletricidade por meio da concentração da luz solar para gerar energia térmica limpa. Segundo Rafael, ao todo, os investimentos da CGN no Piauí vão gerar 5 mil empregos no estado, reforçando a região com um dos principais polos de energia renovável do Brasil.

A CGN já possui empreendimentos no estado em Ribeira do Piauí (energia solar) e Lagoa do Barro (energia eólica). Com a construção de novas usinas, a empresa terá 1,4 gigawatts em capacidade instalada.

Ensino do mandarim

Durante a solenidade de entrega da reforma e modernização do Centro Cultural de Línguas Padre José Airton Moraes Soares (CCL), em Teresina, o governador Rafael Fonteles frisou a importância da educação multilíngue para o desenvolvimento do estado. “Mais uma entrega importante da nossa rede estadual de educação. Agora, uma unidade específica voltada para o ensino de línguas. Já pedi para incluir o mandarim, dado que a China também tem um papel importante no mundo inteiro. O CCL é uma escola aberta para a comunidade e uma excelente oportunidade para todos”, disse o gestor.

Fonte: Sesapi

Relacionados

Botão Voltar ao topo