Economia global sob pressão pode desacelerar para 2,3%, sinaliza agência da ONU
Previsão para 2025 destaca cenário de baixa previsibilidade e alta incerteza

A economia mundial está em uma trajetória recessiva, impulsionada pela escalada das tensões comerciais e incertezas. O alerta é da ONU Comércio e Desenvolvimento, Unctad, em seu novo relatório com previsões para 2025.
O levantamento conclui que o crescimento global deve desacelerar para 2,3% este ano, colocando a economia mundial em um caminho de recessão.
Investimentos atrasados e contratações reduzidas
O documento cita ameaças crescentes, incluindo choques de política comercial e volatilidade financeira. Segundo a Unctad, “as recentes medidas tarifárias estão interrompendo as cadeias de suprimentos e minando a previsibilidade”.
O relatório ressalta que este cenário já está se traduzindo em decisões de investimento atrasadas e contratações reduzidas.
A agência destaca que a desaceleração afetará todas as nações, especialmente as economias mais vulneráveis, que terão que lidar simultaneamente com piora das condições financeiras externas, dívida insustentável e enfraquecimento do crescimento doméstico.
Desaceleração da economia brasileira
Na América Latina, o levantamento prevê que a maioria dos bancos centrais continuará com a flexibilização monetária, à medida que a inflação tende a cair, com a notável exceção do Brasil, que iniciou um ciclo de maior rigor monetário.
A Unctad projeta uma desaceleração significativa da economia brasileira em 2025, para 2,2%, à medida que o aperto monetário inibe o investimento e os gastos com consumo.
Por outro lado, a agência aponta para o crescimento do comércio entre os países em desenvolvimento como uma fonte de resiliência.
Potencial da cooperação Sul-Sul
O estudo afirma que a integração econômica Sul-Sul, que já representa cerca de um terço do comércio global, oferece oportunidades para muitos países.
A agência apela ao diálogo e à negociação, sustentados por uma coordenação política regional e global mais fortes, com base nos laços comerciais e econômicos existentes.
Para a Unctad, esse é o caminho para restaurar a confiança e manter o desenvolvimento no caminho certo.
Fonte: ONU News – Imagem: Unsplash/Tom Parsons