GeralLocalPolíticaSaúde

Corrida Contra o Feminicídio reúne mais de 5 mil pessoas em Teresina

A iniciativa da Sempi trouxe à tona a importância de combater a violência contra as mulheres e criar uma cultura de respeito e igualdade.

Mais de 5 mil pessoas estiveram reunidas, neste domingo (25), para participar da 4ª edição da Corrida Contra o Feminicídio, que ocorreu no Parque Potycabana, em Teresina. Promovida pela Secretaria das Mulheres (Sempi), o evento é marcado por solidariedade, conscientização e mobilização social. A iniciativa trouxe à tona a importância de combater a violência contra as mulheres e criar uma cultura de respeito e igualdade.

Além da corrida, o evento contou com uma Feira de Microempreendedoras, que ofereceu um espaço para mulheres exporem e comercializarem seus produtos e serviços. Alimentos e artesanato foram alguns dos destaques, promovendo o empreendedorismo feminino como uma ferramenta de autonomia e geração de renda. “É muito mais do que vender, é um espaço de aprendizado e empoderamento,” declarou Nelma Silva, uma das vendedoras alimentícias.

Outro destaque foi a ação de massagens relaxantes, oferecida gratuitamente por estudantes do curso de educação física da faculdade Santo Agostinho. A iniciativa trouxe bem-estar aos participantes, reforçando a importância de cuidar do corpo e da mente. “Queríamos contribuir para que as pessoas tivessem um momento de relaxamento em meio à agitação do evento,” explicou Mauro Fernandes, um dos coordenadores da atividade.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, celebrou o sucesso do evento e reafirmou o compromisso do poder público. “Nossa gestão continuará trabalhando para garantir políticas públicas que protejam as mulheres e punam os agressores. Hoje, mostramos que juntos somos mais fortes e podemos transformar nossa sociedade”.

A secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, também participou da ação e reforçou a importância da mobilização.
“Muitas mulheres e homens, jovens, crianças, adultos participando, nesta manhã de domingo, dando um recado muito importante, que a mulher tem que ser respeitada. Que seja garantido todos os direitos e que todas as mulheres sejam tratadas com muito respeito. Não à violência e sim ao respeito”, completou.

Maura Ilisane Mendes, ativista pelos direitos das mulheres, destacou a relevância da corrida. “Este evento é mais do que uma corrida, é uma manifestação de força e união para dizer que não toleramos mais nenhuma mulher vítima de violência ou feminicídio. Cada passo aqui é um grito por justiça”.

O ator e influenciador Artur Aguiar, que participou da ação, reforçou o papel dos homens no combate à violência de gênero. “Nós, homens, precisamos assumir nosso papel na luta contra o feminicídio. Isso passa por desconstruir comportamentos machistas e promover o respeito em todos os espaços.”

A empresária Nelma Silva, participante da corrida, ressaltou o impacto coletivo. “Ver tantas pessoas reunidas por uma causa tão importante nos dá esperança de que podemos mudar a realidade e construir um futuro mais seguro para as mulheres”, afirmou.

Para Lia Raquel, que correu junto com sua familia pela primeira vez, “correr ao lado de pessoas tão engajadas me fez perceber que a mudança começa em pequenas atitudes no dia a dia. É um chamado para todos agirem contra essa violência. Vim com minhas filhas e marido e não estamos pelos cliques, mas por acreditar na luta”, afirmou.

Para a gestante Igiane Oliveira, a corrida representa força e dedicação das mulheres na causa. “Mesmo grávida de quase 9º meses vim correr e fortalecer esta luta que é de todas nós e espero trazer meu filho na próxima corrida para que ele, desde cedo, saiba a importância das mulheres e que não se pode bater e nem matar mulheres”.

Foto: Francisco Leal
Foto: Francisco Leal

Para Cristiane Sousa, corredora amadora, a corrida também tem um caráter educativo. “Correr ao lado de pessoas tão engajadas me fez perceber que a mudança começa em pequenas atitudes no dia a dia. É um chamado para todos agirem contra essa violência”.

Corrida contra o feminicídio

A Corrida contra o Feminicídio ocorre em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 27 de maio, conforme a Lei nº 7.120/2018 — uma data que simboliza a luta pelo fim da violência de gênero no Piauí.

A Corrida Contra o Feminicídio é ainda uma das ações da campanha “Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio”, promovida anualmente no mês de maio pela Sempi. Além da edição em Teresina, os municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres também irão promover suas próprias corridas como parte da mobilização local.

Fonte: Sempi

Relacionados

Botão Voltar ao topo