Abril Laranja: Reabilitação auxilia na retomada da autonomia de pessoas amputadas
O Ceir já entregou 271 próteses e, atualmente, mais de 80 pacientes amputados estão em acompanhamento na Reabilitação Física do Centro.

Com o objetivo de conscientizar sobre a amputação de membros e seus impactos na vida das pessoas, a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec) escolheu o mês de abril para realizar a campanha Abril Laranja. Em 2024, a Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) entregou 271 próteses e, atualmente, mais de 80 pacientes amputados estão em acompanhamento na Reabilitação Física do Centro.
Para o médico ortopedista do Ceir, Saulo Zabulon, compreender as causas das amputações é essencial para pensar em políticas de prevenção e reabilitação eficazes. “Nos jovens, as amputações geralmente estão ligadas a traumas, especialmente acidentes de moto e carro. Já entre os idosos, o que mais leva à perda de membros são doenças vasculares, como obstruções ou complicações da diabetes”, afirma.
No Ceir, o acompanhamento do paciente amputado é multidisciplinar desde o início. “Na admissão, avaliamos a causa da amputação, o estado geral de saúde e iniciamos intervenções como o uso de faixas elásticas, por exemplo. Aqui, a reabilitação envolve fisioterapia, terapia aquática, apoio psicológico e social, tudo voltado à preparação para o uso da prótese”, explica o médico.
Carla Beatriz Soares, 21 anos, é paciente do Ceir desde outubro de 2024. Para ela, viver o pós-acidente é aprender a respeitar seu próprio tempo. “No começo, eu me comparava muito, ainda mais vivendo num mundo que cobra estética o tempo todo. Mas, quando comecei a focar em mim, minha autoestima melhorou. Hoje, depois de deixar a cadeira de rodas e morar sozinha, me sinto incrível, como se tivesse ganhado um superpoder”, frisou.
Campanha Abril Laranja
Com foco na inclusão e no acesso à informação e às tecnologias, a Abotec iniciou a campanha Abril Laranja em 2020. A campanha tem o objetivo de sensibilizar e alertar a sociedade sobre as principais causas da amputação de membros. Ao mesmo tempo, ressalta que, caso haja a perda de um membro, é possível enfrentar os novos desafios e ter de volta autonomia e qualidade de vida.
Fonte: Ceir