CulturaGeralLocalPolítica

Gestores e dirigentes debatem ações voltadas ao fortalecimento das políticas culturais no Piauí

Eles participam do I Encontro Estadual de Gestores da Cultura do Piauí que segue nesta quarta (14).

Cerca de 400 fazedores de cultura de diversas regiões do estado participaram, nessa terça-feira (13), no Auditório Sulica, localizado no Palácio da Cultura — sede da Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), em Teresina, da abertura do I Encontro de Gestores e Dirigentes da Cultura do Piauí. O evento promove importantes debates e ações voltadas ao fortalecimento das políticas culturais no Piauí. 

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes do setor cultural, entre eles Marco Matos, superintendente de Cultura de Piripiri e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes da Cultura do Piauí; Maria Eduarda Brandão, chefe da Divisão de Instrumentos Técnicos e Jurídicos da Diretoria de Assistência Técnica do Ministério da Cultura (MinC); Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura do MinC; o secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim; o deputado estadual Fábio Novo; e o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares. 

“O encontro propõe uma escuta ativa e o alinhamento de ações entre o Estado e os municípios, visando à consolidação de um sistema estadual de cultura mais inclusivo e representativo”, destacou Rodrigo Amorim. 

Foto: Ascom Etipi
Foto: Ascom Etipi

Durante a solenidade, foi lançado o Mapa Cultural do Piauí, uma plataforma digital desenvolvida em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi). A ferramenta permite o mapeamento colaborativo de agentes culturais, gerenciamento de editais, organização de agenda cultural e divulgação de espaços culturais em todo o estado. 

“A minha função aqui é apresentar uma ferramenta tecnológica que facilite a vida de vocês, oferecendo uma gestão mais eficiente, com mais visibilidade e transparência. Hoje, disponibilizamos oficialmente o Mapa Cultural do Piauí. Já está funcionando, basta acessar www.mapadacultura.pi.gov.br. É uma versão inicial, mas totalmente operante, que se tornará ainda mais rica com a colaboração de todos vocês”, afirmou Ellen Gera, presidente da Etipi. 

Foto: Ascom Etipi
Foto: Ascom Etipi

O superintendente de Cultura de Piripiri, Marco Matos, ressaltou a importância do momento. “Este encontro é uma oportunidade ímpar para construirmos juntos estratégias que valorizem esse patrimônio inestimável que é o povo piauiense. É um convite à troca de visões, à união de esforços e à construção de pontes que conectem as diversas manifestações culturais do nosso estado, impulsionando seu reconhecimento e sua sustentabilidade”, destacou o gestor. 

A abertura oficial contou ainda com uma emocionante apresentação da Orquestra de Rabecas de Bom Jesus, exaltando a música tradicional piauiense. 

Foto: Ascom Secult
Foto: Ascom Secult

Durante o evento, o deputado estadual Fábio Novo homenageou o ministro Márcio Tavares com uma rabeca artesanal produzida pelo mestre Valdeci, da Escola de Rabecas de Bom Jesus. “Essa rabeca é feita com o coração e o talento do nosso povo. Nenhuma é igual à outra. Todas são únicas, assim como a cultura do sul do Piauí. Essa é sua, ministro. É personalizada”, declarou o parlamentar. 

Em sua fala, o ministro da Cultura em exercício, Márcio Tavares, destacou os avanços na gestão cultural. “O Estado assume cada vez mais seu papel na gestão dos incentivos fiscais, alinhando-os com as políticas culturais em todas as esferas. Estamos democratizando esses instrumentos para alcançar onde ainda não chegamos. É por meio do fomento direto, do pacto federativo, dos incentivos fiscais e do crédito cultural que fortaleceremos cada vez mais a cultura brasileira”, completou o gestor. 

O I Encontro de Gestores e Dirigentes da Cultura do Piauí segue, nesta quarta-feira (14), com uma programação extensa e colaborativa, reunindo agentes culturais, gestores públicos e representantes da sociedade civil em torno de uma pauta comum: o fortalecimento da cultura piauiense. 

Foto: Ascom Secult
Foto: Ascom Secult

Fonte: Secult

Relacionados

Botão Voltar ao topo