EducaçãoGeralLocalPolítica

Libras e acolhimento: escolas da rede estadual do Piauí dão exemplo de inclusão

Atualmente, a Rede Estadual de Educação atende 70 estudantes com surdez e outros 185 com deficiência auditiva

Uma intérprete que conecta

Com 13 anos de atuação no Ceti, a professora-intérprete Geyse Ramos conhece bem o impacto da inclusão feita com seriedade. Formada no curso TILS pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), ela acompanha os estudantes em todas as disciplinas.

“Eles vieram de escolas onde não se sentiam acolhidos. Aqui, se sentiram parte de algo. Os colegas abraçaram, os professores se adaptaram e a escola se tornou um lugar de pertencimento. É gratificante fazer parte disso”, diz Geyse.

Assim como ela, outros 102 profissionais atuam hoje nas escolas da rede estadual, nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Canal Educação. Todos com um objetivo em comum: garantir o direito à comunicação e ao aprendizado.

Aprendizado que une

Na prática, a convivência com colegas surdos também transforma os demais estudantes. David Renan, de 14 anos, é um dos melhores amigos de Enzo e Valentina. “Antes eu era muito tímido. Mas, com eles, aprendi a me comunicar, ganhei até um nome em Libras. Hoje me sinto mais aberto, mais amigo”, conta.

Atualmente, a Rede Estadual de Educação atende 70 estudantes com surdez e outros 185 com deficiência auditiva. Todos têm direito ao acompanhamento de intérpretes e acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que complementa o currículo e fortalece a vivência em uma escola realmente para todos.

Formação contínua e compromisso com a inclusão

O CAS é uma das engrenagens fundamentais para que tudo isso funcione. Há quase duas décadas, o centro é referência na formação de professores bilíngues, tradutores-intérpretes de Libras e no atendimento educacional especializado. Também oferece cursos preparatórios para o Enem e o vestibular da UFPI voltados para a área de Letras-Libras.

Profissionais interessados em atuar com esse público podem buscar formação diretamente no CAS, que mantém calendário contínuo de cursos e capacitações.

Educação que alcança todos

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a escola pública precisa ser, antes de tudo, um espaço de pertencimento e oportunidade. “Nosso compromisso é garantir o direito de aprender com dignidade e autonomia. Isso só é possível com inclusão de verdade, que respeita as diferenças e valoriza cada estudante. Estamos cuidando de todos, sem deixar ninguém para trás”, afirma o gestor.

Com iniciativas como essa, o Piauí vai construindo um modelo educacional mais humano, mais justo e mais transformador — onde cada voz, inclusive a que se comunica com as mãos, tem vez e tem valor.

 

Fonte: Seduc

Relacionados

Botão Voltar ao topo