GeralLocalMunicípiosPolítica

Piauí recebe 21 ambulâncias do Ministério da Saúde para renovar e ampliar a frota do Samu

Em 2025, o Estado já foi contemplado com 67 novos veículos.

O Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (27), em Brasília, 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para 15 estados, beneficiando 96 cidades. Dessas, 21 serão destinadas ao Piauí, contribuindo para a ampliação e modernização do serviço no Estado.

No Piauí, os veículos serão distribuídos entre os municípios de Alto Longá, Baixa Grande do Ribeiro, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caraúbas do Piauí, Caridade do Piauí, Caxingó, Curral Novo do Piauí, Curralinhos, Dom Expedito Lopes, Fronteiras, Jacobina do Piauí, Marcolândia, Matias Olímpio, Morro Cabeça no Tempo, São Braz do Piauí, São João do Arraial, São Lourenço do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e Vera Mendes.

Presente à solenidade, o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, ressaltou a importância dos novos veículos recebidos pelo Piauí, desde janeiro, contribuindo para universalização e fortalecimento do Samu. “De janeiro de 2025, até agora, foram 67 ambulâncias entregues ao estado, que integra a política de universalização do Samu”, declarou.

Os novos veículos serão utilizados principalmente no atendimento a urgências clínicas, emergências obstétricas, casos de mal súbito, acidentes de trânsito e vítimas de lesões por armas brancas ou de fogo.

Desde 2018, Unidades de Suporte Avançado não eram entregues, e agora elas terão capacidade de atender 20,4 milhões de pessoas em todo o Brasil. No Piauí, a chegada desses veículos representa uma renovação significativa para o interior do Estado, destaca a coordenadora do Samu Estadual, Christianne Rocha.

O ministro Alexandre Padilha agradeceu ao Governo do Piauí pela forte parceria com o governo federal na área da saúde. “Queria agradecer, em nome do governador Rafael, essa parceria tão forte do Governo Lula com o estado do Piauí e o Samu é mais um passo nessa parceria, mas ainda há muito mais para fortalecer a saúde do Piauí”, disse.

O coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Telmo Mesquita, ressaltou o impacto positivo da ampliação da frota. “Isso trará melhores condições de trabalho para as equipes que já atuam no Estado, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Esperamos que nossos serviços continuem evoluindo, garantindo uma assistência cada vez melhor aos piauienses”, afirmou.

Os gestores municipais podem solicitar a ampliação ou renovação da frota do Samu 192 por meio da edição 2025 do PAC Seleções da Saúde. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, e, nesta fase, 1,5 mil novas ambulâncias serão distribuídas em todo o país.

Fonte: Sesapi

Relacionados

Botão Voltar ao topo