Geral Internacionais Política

Xi diz a líderes do sudeste asiático que China não “intimidará” vizinhos em meio à tensão

O presidente da China, Xi Jinping, disse a líderes dos dez países da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) em uma cúpula hoje que seu país não “intimidará” seus vizinhos regionais menores em meio à tensão crescente em relação ao Mar do Sul da China.

As reivindicações territoriais chinesas sobre o mar se chocam com as de vários países do sudeste asiático e causam alarme de Washington a Tóquio.

Mas Xi disse que a China jamais buscará a “hegemonia”, nem se aproveitará de seu tamanho para coagir países menores e que trabalhará com a Asean para eliminar “interferências”.

“A China foi, é e sempre será uma boa vizinha, boa amiga e boa parceira da Asean”, disse Xi, segundo uma citação da mídia estatal chinesa.

A afirmação chinesa de soberania no Mar do Sul da China a posiciona contra o Vietnã e as Filipinas, ambos integrantes da Asean, e Brunei, Taiwan e Malásia também reivindicam partes da rota marítima.

Na quinta-feira, as Filipinas criticaram as ações de três embarcações da Guarda Costeira chinesa que disse terem bloqueado e alvejado com canhões de água barcos de reabastecimento que rumavam a um atol sob ocupação filipina naquele mar.

Na sexta-feira, os Estados Unidos qualificaram as ações chinesas como “perigosas, provocativas e injustificadas” e alertaram que um ataque armado a embarcações filipinas invocaria compromissos norte-americanos de defesa mútua.

Jogo do Poder

Fonte: Reuters