Destaques Geral Local Política

Wellington Dias recebe prêmio Sérgio Arouca por trabalho durante a crise Covid

O governador do Piauí, Wellington Dias, recebeu nesta segunda-feira (13) o prêmio Sérgio Arouca de Saúde pelo seu trabalho prestado durante a pandemia de COVID, atuando como coordenador da temática de vacinação contra a Covid e enfrentamento à pandemia no Fórum Nacional de Governadores e presidente do Consórcio Nordeste.

Criado em 2004, o Prêmio Sérgio Arouca de Saúde e Cidadania é uma homenagem à memória e à obra do sanitarista na defesa da saúde pública no país, da garantia de direitos e do desenvolvimento da população. A premiação é realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), no Rio de Janeiro, e tem como objetivo dar visibilidade às ações bem-sucedidas no campo da saúde pública.

O governador Wellington Dias se diz honrado em receber a premiação que leva o nome de um herói nacional. ”Foi uma honra muito grande receber aqui o prêmio Sérgio Arouca, que é um herói brasileiro, poder aqui partilhar um trabalho suprapartidário das 27 unidades da Federação, garantir aqui com o CONASS, com o CONASEM essa integração com os municípios, com o setor privado além do poder federal com o ministério público. Vamos seguir adiante, com muito mais energia a partir desse prêmio, mais responsabilidade para seguir salvando vidas”, agradeceu o governador.

Além do governador Wellington Dias, diversos cientistas e gestores do campo da saúde foram homenageados por suas atuações durante a pandemia. “Esse prêmio diz respeito também a milhões de pessoas na rede de saúde, na Vigilância, na segurança, no setor público e privado, nas entidades filantrópicas, enfim, que trabalharam para que pudéssemos juntos com líderes do Brasil, garantir as condições de seguir ciência e com isso evitar um desastre maior. Veja, quem seguiu mais a ciência conseguiu melhores resultados”, comenta o governador Wellington Dias.

Na mesma ocasião, segundo a Asfoc-SN, também ocorreu a concessão da Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, a qual é oferecida a pessoas, projetos, coletivos, movimentos sociais ou instituições que se destacaram na luta pela atenção social e defesa dos direitos humanos em nosso país.

Fonte: Redação CCom